Cidadeverde.com

Por unanimidade, pleno do TJ homologa concurso público

Imprimir

Atualizada às 12h

Após discussão no plenário do Tribunal de Justiça, os desembargadores votaram pela homologação do concurso do órgão. Após explanação do desembargador Paes Landim, que havia pedido vistas, os magistrados deram seus votos e aprovaram por unanimidade.

De acordo com o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Erivan Lopes, a prioridade de nomeação são os aprovados para área de tecnologia e auditoria, onde há carência de pessoal.

A implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJe) tem exigido muito mão-de-obra qualificada. As outras nomeações só serão feitas após o redimensionamento das comarcas que podem ser extintas ou agregadas de acordo com a necessidade da mão de obra”, destacou o presidente do TJ-PI.

Até a próxima semana o Tribunal vai publicar uma Resolução homologando o concurso e a partir daí a administração do TJ-PI está autorizada a contratar, dentro de suas necessidades e do prazo do certame, todos os servidores aprovados para as vagas.

Matéria original (11h04)

Desembargadores se reúnem neste momento no Pleno do Tribunal de Justiça do Piauí para decidir se o concurso, realizado em dezembro de 2015, será ou não homologado. O desembargador Francisco Antônio Paes Landim havia pedido vistas do processo ainda no início do mês por entender que o relatório era “omisso” quanto à tentativa de fraude no certame.

O processo de homologação retornou à pauta nesta quinta-feira(30), para analisar se tentativa de fraude macula ou não a lisura do certame. A investigação feita pelo Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco) resultou em quatro candidatos presos e que foi levado em consideração a análises dos extratos telefônicos, histórico das chamadas dos telefones dos suspeitos.  

Na época do pedido, o desembargador alegou que o documento ressalta apenas que o concurso não sofreu nenhuma fraude e pautou pela lisura.

“É preciso que se conste o fato antes da homologação. Não se pode colocar para debaixo do tapete um fato inclusive que foi objeto de apuração da polícia civil e tem que fazer referência. Pedi vista para examinar esses aspectos e inclusive ter acesso ao inquérito policial”, declarou Paes Landim ao Cidadeverde.com.

A discussão acontece no plenário do Tribunal de Justiça. 

O concurso 

Cerca de 42 mil candidatos se inscreveram no concurso e aproximadamente 38 mil compareceram para fazer as provas. O certame disponibilizou 180 vagas para o  grupo funcional de Analista Judiciário, de Nível Superior com salários de R$ 6.518,71.

No dia 10 de março de 2016, foi deflagrada a Operação Véritas, que cumpriu mais de 100 mandados de busca e apreensão e conduziu mais de 70 pessoas, suspeitas de envolvimento na fraude. 

Um abaixo-assinado foi realizado por pelo menos 1.700 candidatos que prestaram o concurso. O documento foi protocolado junto à Presidência do TJ-PI.

 

Flash de Graciane Sousa
Redação Caroline Oliveira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais