Cidadeverde.com

Detentos da Irmão Guido participam de programas educacionais

Imprimir

Gestores da Secretaria de Estado da Justiça do Piauí (Sejus) realizaram, nesta quinta-feira (30), visita à Penitenciária Regional Irmão Guido, em Teresina, para acompanhar o andamento dos projetos de educação que vêm sendo executados na unidade.

Atualmente, a Irmão Guido possui 109 reeducandos matriculados em programas educacionais - Educação de Jovens e Adultos, Canal de Educação e Brasil Alfabetizado. Em todo o sistema prisional piauiense, foram realizadas mais de 900 matrículas, em dez estabelecimentos penais.

A meta da Secretaria da Justiça é universalizar a oferta de educação, atendendo às 15 unidades penitenciárias. Além disso, está sendo executado na Penitenciária Irmão Guido o curso de Mecânico de Bicicletas, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

"Na Irmão Guido, temos oferta educacional nas séries iniciais da Educação de Jovens e Adultos e Canal de Educação com preparatório para o Enem. Nossa meta é a universalização do ensino, dentro do Plano Estadual de Educação", explica a coordenadora de Ensino Prisional, Jussyara Valente.

Educação na Penitenciária Regional Irmão Guido( Foto: Ascom Sejus)O secretário de Estado da Justiça, Daniel Oliveira, ressalta o avanço do acesso à educação de 2015 para cá. O gestor destaca, ainda, a parceria com Secretaria de Estado da Educação (Seduc) na execução desses projetos, garantindo estrutura, material didático e professores.

"Crescemos pelo menos três vezes mais na oferta educacional para as pessoas privadas de liberdade no sistema prisional. É um relevante passo no sentido da humanização dos presídios e, por conseguinte, na transformação do indivíduo para o retorno ao convívio social", pontua Oliveira.

 Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais