Cidadeverde.com

Mutirões de consulta no Lineu Araújo ocorrerão semanalmente

Imprimir

A Prefeitura de Teresina tem adotado várias ações para melhorar ainda mais a assistência à saúde prestada a população. Assim, com o objetivo de atender maior quantidade de pacientes e assegurar agilidade à fila eletrônica do SUS , os mutirões de consulta no Lineu Araújo passarão, a partir do dia 09 de julho, a ocorrer semanalmente. Anteriormente, os mutirões estavam sendo realizados por quinzena na capital e já contemplaram atendimentos nas especialidades de neuropediatria, neurologia, oftalmologia, cardiologia, endocrinologia e ortopedia.
 
De acordo com Aderivaldo Andrade, secretário municipal de saúde de Teresina, consultas e exames como ultrassonagrafias estão sendo disponibilizadas para pessoas da capital e do interior do Piauí: “Até o momento, os mutirões de consultas do Lineu Araújo já atenderam mais de 1.500 pessoas, tanto teresinenses  quanto pacientes oriundos de Altos, Alto Longa, Capitão Gervásio de Oliveira, Ipiranga do Piauí, Pedro II, Luzilândia, Boa Hora, Esperantina, Sussuapara, entre outras cidades.”, afirma.
 
O secretário explica ainda que é crescente o número de atendimentos em determinadas especialidades: “Na área da ortopedia, a demanda é crescente em decorrência do grande número de acidentes de trânsito. Outro exemplo são os pacientes endocrinológicos que em virtude de doenças crônicas necessitam de atendimento continuado. Isso cria uma situação que nos obriga a reforçar a oferta de consultas e o mutirão foi uma das formas encontradas para agilizar o processo e resolver o problema”, detalha.
 
A presidente da Fundação Hospitalar de Teresina (FHT), Fátima Garcêz, também avalia a importância da realização de mutirões de consultas: “O mutirão de consultas é uma estratégia eficaz de regulação para que o usuário tenha acesso a especialidades de demanda reprimida, que são casos em que a demanda de pessoas é superior à oferta de vagas. O nosso trabalho para organização do sistema tem sido árduo, mas já notamos o seu impacto positivo na rede municipal com a redução das filas eletrônicas”, relata.
 
Segundo Herbert Marques, diretor geral do Lineu Araújo, o próximo mutirão de consultas irá ocorrer no dia 09 de julho e contará com uma novidade: “Iremos realizar atendimentos na área de endocrinologia, oftalmologia e nessa edição, que já é a sétima do ano, serão realizadas pequenas cirurgias. Tudo foi pensado de modo que a consulta seja eficaz, podendo o paciente realizar exames no Lineu Araújo e, caso haja necessidade, deixar agendado o retorno ao médico.”, detalha.
 
Uma das beneficiadas com o mutirão de consultas foi a teresinense Cristiana Fortes do Vale Silva, que trabalha como cuidadora. Ela sentia fortes dores no pé e aguardava por atendimento na fila eletrônica. No mutirão, ela teve o seu problema solucionado: “O atendimento foi rápido. Eu fui consultada, depois fiz exames e já saí do Lineu com o retorno para o dia 05. Amanhã (01) vou iniciar a fisioterapia. Esse mutirão é bom para quem depende do SUS”, conta.
 
Confira as cidades do Piauí atendidas nos mutirões de consultas da Prefeitura de Teresina:
 
Teresina, Acauã, Alto Longá, Altos, Amarante, Anísio de Abreu, Aroazes, Arraial, Barras, Barro Duro, Beneditinos, Boa Hora, Boqueirão do Piauí, Cabeceiras do Piauí, Campo Largo do Piauí, Campo Maior, Capitão de Campos, Capitão Gervásio de Oliveira, Castelo do Piauí, Cristino Castro, Curimatá, Curralinhos, Dom Expedito Lopes, Elesbão Veloso, Esperantina, Hugo Napoleão, Ipiranga do Piauí, Jardim do Mulato, Jatobá do Piauí, José de Freitas, Juazeiro do Piauí, Lagoa Alegre, Lagoinha do Piauí, Luzilândia, Miguel Alves, Monsenhor Gil, Monsenhor Hipólito, Murici dos Portelas, Nazária, Novo Santo Antônio, Palmeirais, Pedro II, Picos, Piripiri, Santana do Piauí, São João da Varjota, São João do Piauí, Sussuapara, União e Valença do Piauí.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: