Cidadeverde.com

Em SC, Wellington Dias tenta atrair investimentos para o Piauí

Imprimir

O governador Wellington Dias visitou, nessa quinta-feira (30), os projetos de Unidade de Produção de Leitão (UPL), Granjas de Frangos e Produção de Leite na cidade de Ipuaçu, no estado de Santa Catarina (SC), com a finalidade de atrair investidores para o Piauí e atingir a meta de gerar mais empregos e fazer a economia do estado crescer.

Entre as iniciativas produtivas UPL catarinenses, está um sistema avançado com foco na família produtora, em que um casal pode cuidar do manejo de suínos que serão vendidos para grandes frigoríficos. Outra modalidade, o sistema integral, conta com padrão de 200 a 300 fêmeas reprodutoras de suíno, com produtividade média entre 10 a 12 filhotes por ciclo, alimentados com ração e após 21 dias do nascimento são separados da família com engorda de quatro meses chegam a um peso total entre 100 a 120 quilos. Esse modelo gera renda às famílias produtoras até R$ 6 mil por mês.

O chefe do executivo piauiense conheceu também um empreendimento de produção de leite. Na unidade, uma propriedade de 11 hectares, com 65 vacas, sendo 40 produtoras, produz 1.250 litros de leite por dia. A produção gera uma média de 31 litros por vaca.  Na área total da iniciativa, são destinados quatro hectares de pastagem, com dois silos de compostagem e irrigação do pasto.

Wellington, após conhecer o funcionamento dos sistemas produtivos, propôs a realização de um estudo no Piauí para o desenvolvimento de inciativas similares. "Autorizei um estudo de viabilidade de módulo de suíno e aves, e também para módulo de bacia leiteira na modelagem com pequenos produtores", afirma o governador do Piauí.

Outro fruto da visita foi a garantia de investimentos privados em empreendimentos no Piauí. De acordo com Dias, alguns investidores catarinenses já estão instalados no município de Cristalândia, localizado no Extremo Sul do Piauí, a 900 quilômetros de Teresina. "Apresentei proposta e investidores locais aceitaram, no modelo de Sociedade Anônima, combinado com a Central de Cooperativas", informa o chefe do executivo estadual.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais