Cidadeverde.com

Certeza da descoberta inibe corrupção, avalia advogado

Imprimir
  • oab07.jpg Roberta Aline / Cidadeverde.com
  • oab06.jpg Roberta Aline / Cidadeverde.com
  • oab05.jpg Roberta Aline / Cidadeverde.com
  • oab04.jpg Roberta Aline / Cidadeverde.com
  • oab03.jpg Roberta Aline / Cidadeverde.com
  • oab02.jpg Roberta Aline / Cidadeverde.com
  • oab01.jpg Roberta Aline / Cidadeverde.com

 

Durante o lançamento da Campanha de Combate ao Caixa 2 em Teresina, um dos idealizadores da Lei da Ficha Limpa, o advogado eleitoral Marlon Reis, afirmou que com as novas regras de financiamento de campanha, a transparência dos gastos chega para inibir a corrupção.

O maranhense Marlon Reis também destacou que os mecanismos legais de combate à corrupção já estão em vigor, e que agora é preciso por em prática a partir dessas eleições. "A Lei já tirou, falta agora acabar na prática e quem pode fazer isso é a sociedade", explicou o especialista, enfatizando a importância de todos estarem vigilantes quanto aos gastos de campanha dos candidatos.

"O que inibe a corrupção é a certeza da descoberta e a descoberta pode ser feita com transparência e fiscalização", acrescentou. 

Marlon apontou várias medidas aprovadas em Lei, na mini reforma política, que podem impedir a prática do Caixa 2 nas campanhas, como o fim do financiamento privado, o fim dos comitês financeiros, a obrigatoriedade de disponibilização dos nomes dos doadores, bem como os valores doados e a fixação de limites dos gastos de campanha, obedecendo a regra de só poder doar até 10% da sua renda declarada no ano anterior.

Marlon Reis é ex-juiz de direto do Maranhão e atualmente é advogado eleitoral em Brasília. O lançamento da campanha contra o Caixa 2 acontece nesta manhã de sábado (9), no plenário da OAB-PI com a participação do presidente da Casa, Chico Lucas, além de advogados e membros da OAB.

De acordo com a advogado, o próximo passo é a educativo,  de se trabalhar para aprimorar a conscientização da sociedade sobre a proibição do Caixa 2.  "Acredito que é a Lei vem para melhorar e impedir a prática, mas é preciso impulsionar essa luta através de campanhas como essa".

 

Flash de Lyza Freitas
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais