Cidadeverde.com

Operação Déspota: Em áudio, prefeito orienta suposto empresário sobre licitação

Imprimir

 

Um áudio divulgado pela Secretaria de Segurança do Piauí, na tarde desta quinta-feira (14), mostra o prefeito de Redenção do Gurgueia, Delano Parente (PP), supostamente discutindo como evitar a licitação em um contrato com o município. A conversa é uma das provas da Operação Déspota, deflagrada no início do dia para combater fraudes em licitações e outros crimes. 

Na gravação, o prefeito conversa com um homem identificado como Marcelo, supostamente um empresário. No meio do diálogo, Marcelo fala em dividir um projeto em dois, na tentativa de evitar a realização do processo licitatório para uma obra. 

Na conversa, Marcelo pergunta: "tu quer logo completou ou pode dividir em duas?". Ele também demonstra ter conhecimento de como elaborar os projetos e questiona se terá de fazer da mesma forma que antes. Depois de se certificar de como deve proceder, ele pergunta se a licitação vai demorar. O prefeito responde que não durará 15 dias.

A operação foi deflagrada após investigações do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Piauí, que recebeu indícios de fraude em licitações com superfaturamento de preços, emissão de notas fiscais frias, uso de empresas de fachada e lavagem de dinheiro. 

Os processos licitatórios estariam sendo direcionados para que empresas participantes do suposto esquema fossem vencedoras, mesmo sem as mesmas possuírem estrutura para executar as obras. 

O valor desviado dos cofres públicos é estimado em R$ 17 milhões. Foram cumpridos 16 mandados de prisões em Teresina, Redenção do Gurgueia, Morro Cabeça no Tempo, Bom Jesus e Avelino Lopes.

 

Fábio Lima
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais