Cidadeverde.com

Gerente do Sine alerta que vagas são perdidas por falta de mão-de-obra qualificada no PI

Imprimir

O gerente de Intermediação de Mão de Obra do Sistema Nacional de Emprego (Sine), Rafael Torres, em entrevista ao Notícia da Manhã desta quinta-feira (21), disse que um dos maiores problemas enfrentados no mercado de trabalho não é a quantidade de vagas disponíveis, e sim a falta de mão de obra qualificada. 

“Nós temos os candidatos que vão à busca da vaga, e tivemos um aumento na fila porque tivemos um aumento da oferta. A maior dificuldade que encontramos hoje não é somente na capitação dessas vagas, e sim na procura desse profissional qualificado para ocupa-las”, disse Rafael.

O gerente disse ainda que, mensalmente, o Sine oferta cerca de 800 vagas de emprego. Dessas, 120 chegam a ser expiradas porque não possui profissional qualificado. “Nós temos vagas abertas que expiram todos os meses porque não encontramos o profissional. Então, em um país no estado em que nós estamos, vendo a quantidade de número de desempregados, e, quando se surge essas vagas, esses mesmos desempregados, não preenchem as vagas”, acrescentou. 

Rafael ressaltou ainda que muitos profissionais enquanto recebem o seguro-desemprego, por exemplo, ficam parados e não buscam qualificação. 

“Alguns trabalhadores enquanto estão recebendo os seus seguros, deveriam usar esse recurso para realizar algum curso de capacitação para poder voltar ao mercado de trabalho, mas, o que vemos com frequência, é eles parados achando que estão de férias. Às vezes, surge uma vaga de entrevista, mas eles preferem o seguro desemprego do que a oportunidade”, destacou o gerente.

Gerente do Sine, Rafael Torres, em entrevista ao Notícia da Manhã (foto:João Neto/Cidade Verde)

 

Carlienne Carpaso
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais