Cidadeverde.com

Gabriel Archanjo abre hoje vernissage em Teresina; veja telas inéditas

Imprimir
  • gabriel10.jpg
  • gabriel8.jpg
  • gabriel7.jpg
  • gabriel6.jpg
  • gabriel5.jpg
  • gabriel4.jpg
  • gabriel3.jpg
  • gabriel2.jpg
  • gabriel1.jpg

O artista plástico Gabriel Archanjo pegou estrada e revisita seu lado emocional, político e mitológico em nova exposição que será aberta hoje (22) no espaço Sobrado - rua Darcy Araújo, 2049, Jockey -, junto com a exposição Transgressão, de Lysmark Lial. 

O vernissage acontece a partir das 19h e segue até o dia 31 de agosto. O Cidadeverde.com conseguiu alguns desenhos inéditos que foram produzidos por Gabriel e que estarão na exposição. 

Estradas é o novo trabalho de Gabriel Archanjo, 53 anos, artista plástico autodidata, com traços e temas marcados pelo subjetivismo e forte marca da linha e ritmo caligráfico. 

Para o Gabriel, Estradas tem a marca da trajetória e reflexão sobre si e sobre as forma de fazer. 

“Estradas é a continuação da trajetória, o meu lado emocional, releituras dos caminhos da vida atravessando figuras mitológicas, sociais, politicas. É um desmitificar e ao mesmo tempo mistificar sobre as maneiras de fazer e refletir sobre a vida”, disse Gabriel.

Das muitas amostras ao longo da carreira, a estrada de hoje no momento atual do artista, Gabriel Archanjo comenta que a exposição mostra um lado que pouca gente conhece. 

“Estou mostrando um lado meu pela primeira vez. Um lado mais cru e ao mesmo tempo leve. Nesse trabalho estão questões do momento, políticas e questões sociais. Nessa exposição também estou refletindo sobre os caminhos”, diz.

As telas que serão expostas trazem a mítica, as formas do humano e a natureza.

“Tem isso do humano na forma física e também o sonho. O homem e essa relação com a natureza, o lado fantasioso, o mitológico. Nessa estrada eu não estou em lugar nenhum e ao mesmo tempo em todo lugar”, afirma. 

A exposição traz a relação e os elementos bem próprios do trabalho de Gabriel Archanjo, e um destaque é para Hermes aprisionado como sendo uma das preferidas, que marca uma relação e história do autor com sua obra. 

Archanjo tem obras reconhecidas nacional e internacionalmente, a cada nova apresentação é uma nova surpresa e satisfação, e o artista prefere trocar a expectativa pela felicidade do encontro com bons amigos. 

“Eu tento não criar expectativas, mas sim fazer um grande encontro com muitas pessoas amigas. Criar um momento de felicidades. Por isso o medo e a apreensão, mas o que eu quero é isso, criar um momento de felicidade. É o que quero oferecer”. 

Sobre a exposição com o Lysmark Lial, Gabriel Archanjo comenta a satisfação de criar pontes. 

“É um prazer expor ao lado de um novo talento. Criar pontes. Acompanhar de perto um novo trabalho. Isso é muito bom e gratificante”. 

Lysmark Lial apresenta a instalação Transgressão, que une pintura contemporânea à performance, figurando em um conceito de violação de regras e padrões ligados ao corpo. A obra recebeu interação entre artista e público, ganhando forma a partir de fotografias íntimas, resultado de experimentação nas mídias sociais com a chamada de nome “Manda Nudes”.

 O artista que se utiliza de uma base figurativa ligada a diversos movimentos artísticos como o surrealismo, modernismo, cubismo e pós-modernismo. 

Lysmark bebe de uma estética grotesca, mas que ao mesmo tempo possui traços sofisticados em uma gama de organizações e estruturas complexas, com bastante influência também da arte urbana.

Fascinado por arte desde muito cedo, Lysmark Lial enveredou por diversos caminhos e experimentações nas artes visuais, desde o design gráfico, ilustração, instalações artísticas, fotografia e escultura. 

Uma marca do seu trabalho é também o forte apelo pela associação entre tons fortes e pela construção provocativa, subliminar e desconcertante. O artista explicita em seu trabalho uma infinidade de figuras e elementos que povoam seu imaginário, construído pouco a pouco por referências das suas memórias sobre uma perspectiva própria. O artista possui trabalhos expostos por várias partes do país e já participou de exposições individuais e coletivas. 

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais