Cidadeverde.com

Cineas Santos é eleito o novo presidente do Conselho Estadual de Cultura

Imprimir

O professor e escritor Cineas Santos foi eleito para presidir o Conselho Estadual de Cultura e já anunciou a primeira medida. A gestão que seria até 2019, ele irá reduzir para o ano de 2017. Sua justificativa: não ter apego a cadeira de presidente e dar chances para outras pessoas colaborarem com a entidade. 

“Eu tenho medo do visgo que prende as pessoas a cadeira do poder e o revezamento oxigena a instituição”, argumenta.

Cineas Santos, que foi presidente da Fundação Municipal Monsenhor Chaves, vai substituir o escritor Manoel Paulo Nunes, um dos fundadores do conselho no Estado. 

O Conselho é um órgão colegiado permanente de caráter normativo e consultivo com a missão de institucionalizar a relação entre administração pública estadual e setores da sociedade, promovendo uma gestão democrática e autônoma da política cultural. 

Ao conquistar uma sede própria, o Conselho, que antes funcionava no Arquivo Público do Estado, expandiu suas atividades para Centro Cultural da Vermelha. O CCV foi criado em 13 de maio de 2010, com o objetivo de sediar as ações de divulgação cultural do Conselho Estadual de Cultura do Estado.

“Vamos transformar o Centro Cultural da Vermelha em um espaço dinâmico com atividades culturais e oficinas, atraindo ações para a música, teatro e computação”, garantiu Cineas Santos.

 O novo presidente lembrou que o Conselho encaminhou ao governo três projetos, inclusive ajustando o plano estadual de cultura ao plano nacional. Cineas disse ainda que com ajuda dos conselheiros irá fazer proposições ao poder executivo e cobrar a implantação dos projetos. A proposta também é de manter a publicação da revista Presença e realizar várias atividades no Centro Cultural da Vermelha.

 

Flash Yala Sena
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais