Cidadeverde.com

Empresa suspende fornecimento e deixa pacientes renais sem atendimento no PI

Imprimir

A empresa responsável pelo fornecimento de kits de diálise peritoneal, no Piauí, cancelou contrato com o Ministério da Saúde há cerca de duas semanas Novos pacientes não serão mais atendidos pela empresa e o secretário municipal de saúde de Teresina, Aderivaldo Andrade, disse nesta terça-feira (26) que o Hospital Getúlio Vargas, do Estado, passará a atender esses pacientes temporariamente. 

Segundo o gestor, a empresa tem convênio com o governo federal e o atendimento era feito por clínicas particulares na capital. Com o cancelamento do contrato, as clínicas informaram que não poderão continuar custeando o tratamento, porque teriam prejuízo. 

"O Ministério paga um valor para cada procedimento, a clínica compra os kits e cobra. Só vem o recurso se for feita a cobrança pela clínica. Contudo, o fornecedor das clínicas teria informado que aquele valor já não é mais válido para novos pacientes e as clínicas dizem que terão prejuízo", disse o secretário.

Ele explicou, então, como ficará a situação dos novos pacientes que vierem a depender do procedimento de diálise peritoneal. 

"Isso tem implicações sérias porque envolve a saúde da população. Hoje, uma nova paciente que precisou, realizou no HUT [Hospital de Urgência de Teresina] a hemodiálise. Mas a longo prazo pode ser que ele precise da diálise peritoneal. Então ela vai para o HGV, onde tem uma clínica nefrológica e ela poderá realizar o procedimento lá até que o governo federal assuma o custeio com valor reajustado", informou.

Segundo ele, as administrações dos hospitais estão em contato e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) já foi informada e autorizou o recambiamento dos pacientes. 

Diálise peritoneal 

A diálise peritoneal, segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia, é um processo de filtragem do sangue que ocorre dentro do corpo do paciente, com auxílio de um filtro natural como substituto da função renal. Esse filtro é denominado peritônio, que é a membrana que reveste os principais órgãos abdominais. O espaço entre esses órgãos é a cavidade peritoneal. Um líquido de diálise é colocado na cavidade e drenado, através de um cateter (tubo flexível biocompatível).  

Assim, a solução entra em contato com o sangue e isso permite que as substâncias que estão acumuladas no sangue como ureia, creatinina e potássio sejam removidas, bem como o excesso de líquido que não está sendo eliminado pelo rim.

 

Maria Romero com informações de Solange Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais