Cidadeverde.com

Renegociação de dívidas estaduais e PEC do teto são prioridades, diz Maia

Imprimir

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou nesta quarta-feira (27), após reunião com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, que as prioridades de votação na Casa, no retorno do recesso, serão a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que estabelece um teto para os gastos públicos e, também, o processo de renegociação das dívidas estaduais.

Maia afirmou ainda que vai trabalhar com os líderes e deputados a votação da renegociação das dívidas dos estados na primeira semana de agosto. "Esse objetivo atingido, temos toda condição de voltar para os nossos estados, fazer campanha e não sermos cobrados pelos nossos eleitores da nossa obrigação, que é colaborar com a superação da crise econômica no país", acrescentou ele.

"O processo eleitoral não deve e não pode atrasar a reponsabilidade que tem tanto o Poder Executivo quanto o poder Legislativo. A responsabilidade é daqueles que estão revestidos dos seus mandatos e cargos para colaborar com o Brasil. A câmara vai trabalhar. Ela precisa trabalhar e nos temos prioridade na agenda econômica apresentada pelo governo Michel Temer e pelo ministro Meirelles", afirmou ele.

Segundo o presidente da Câmara dos Deputados, há todas as condições de que a PEC que institui um teto para os gastos públicos - com base na inflação do ano anterior - seja votado na comissão especial que será instalada sobre o tema no mês de outubro, para que seja votada no plenário da Casa em novembro deste ano.

"É muito importante [essa proposta]. Até que essa matéria chegue ao plenário, temos prioridade de votar a renegociação das dívidas dos estados. Se possível, já na próxima semana. Ela é muito importante porque garante esse acordo com os governadores, mas também coloca limitadores importantes de aumento de despesas para os governos, que tem uma situação fiscal muito ruim hoje", acrescentou Rodrigo Maia.

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, declarou que esse projeto é essencial não somente para o ajuste das contas públicas - que passam por forte deterioração com déficits fiscais bilionários sucessivos - mas também para restaurar a confiança de consumidores e de empresários na economia brasileira, o que, em sua visão, é importante para o retorno dos investimentos, do emprego e da renda.

"Para isso, e necessário ajuste fiscal, que se estabeleça uma previsibilidade da evolução das despesas e da dívida pública nos próximos anos. É um projeto que estabelece uma visão e um limitador de longo prazo, que dá segurança aos agentes econômicos, sejam consumidores sejam produtores, visando fazer com que haja uma garantia de uma sustentabilidade para o Estado brasileiro no futuro", afirmou o ministro. 

Projeto do pré-sal
Rodrido Maia informou ainda ter a expectativa de que, a partir da segunda semana de agosto, ter liberado a pauta da Câmara para votação do projeto do pré-sal - que retira da Petrobras a exclusividade das atividades no pré-sal e acaba com a obrigação de a estatal a participar com pelo menos 30% dos investimentos em todos os consórcios de exploração da camada.

Fonte: G1

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais