Cidadeverde.com

Bitcoin, a moeda virtual, se populariza no Brasil e tem valorização recorde

Imprimir

Uma moeda que não pertence a nenhum país, não é emitida por nenhum Banco Central e teve valorização recorde no último ano. É o bitcoin. Donos de uma fábrica de brownies em São Paulo mexeram na receita tradicional, que leva chocolate e nozes. Usaram amora, doce de leite, brigadeiro, mas inventaram moda mesmo na hora de vender os bolinhos: se aceita bitcoin. "Qual a reação das pessoas quando vêem aceita bitcoin? É muito interessante. Todo mundo fala, nossa aceita bitcoin que coisa bacana, que coisa legal", diz Adolfo de Lorenzo, dono da loja.

Se você está no time que ainda não conhece os bitcoins, vamos lá: bitcoin é uma moeda como o real, o dólar, o euro, só que virtual. Ela não é emitida por nenhum Banco Central e é liberada de tempos em tempos por um software central criado há oito anos. O que está acontecendo agora é que essa moeda, que antes só circulava nos meios digitais, agora tá entrando no nosso dia a dia. Claro que ninguém carrega bitcoins no bolso, a carteira fica no celular e o pagamento é feito com a ajuda de um aplicativo.

Na hora de cobrar pelo brownie, por exemplo, o aplicativo do comerciante gera um QR-Code, que traz informações como valor e a conta digital pra onde irão os bitcoins. O aplicativo do cliente lê e faz o pagamento. Aí você pergunta: mas quanto custa um brownie de oito reais em bitcoins? 3,68 micro bitcoins pela taxa de conversão do dia...0,00367636. Isso, em bitcoins, é pouco porque a moeda está valendo muito.

Em um ano, o bitcoin se valorizou 133% e tem se mantido em alta, sem muita volatilidade. Uma das explicações é a popularização do uso.  A empresa de Rodrigo Batista transforma bitcoins em dinheiro vivo. o valor é definido pela cotação do dia. "Hoje o maior volume de negociações na minha empresa pé de fato de pessoas usando ele como investimento especulativo entao ele é um investimento de risco mas hpa pessoas dispostas a correr esse risco aí o segundo maior volume é de fato pessoas usando ele como meio de pagamento", diz Rodrigo Batista, CEO do site Mercado Bitcoin.net.

O Igor usa a moeda digital pra pagar prestadores de serviço lá na Índia, gente que ajuda a manter um aplicativo que ele desenvolveu aqui. O empresário diz que a operação ficou mais fácil e mais barata. "Eu faço esse pagamento direto e tenho uma rapidez de pagamento. Eu tenho esse pagamento ja direcionado para ele, ele já recebeu ele sabe que pode confiar no meu trabalho assim como posso confiar no trabalho dele", conta o empresário Igor Rodrigues.

Fonte: G1

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais