Cidadeverde.com

Detentas do Piauí apresentam peça teatral no Maranhão

Imprimir

As reeducandas da Penitenciária Feminina de Teresina fizeram, nesta quarta-feira (27), a primeira apresentação do espetáculo Cartas de Minha Vida fora do Piauí, dentro da programação da Semana de Valorização da Mulher, realizada em Timon, no Maranhão.

O evento, que aconteceu no Fórum Municipal de Timon, contou, dentre os espectadores, que com 14 internas da Penitenciária Feminina da cidade. A peça, apresentada por sete reeducandas, faz parte do projeto Mulheres de Aço e de Flores, desenvolvido pela Secretaria de Justiça do Piauí.

A peça Cartas de Minha Vida trata das experiências das reeducandas e baseia-se também na vida da pintora mexicana Frida Kahlo. Para a detenta Elza Bellini, a apresentação em Timon é a prova de que novos horizontes são possíveis para as reeducandas. "É muito bom saber que as nossas vozes podem alcançar novos espaços e estar aqui, hoje, é bom também, porque outras reeducandas assistiram e terão como exemplo", diz.

O diretor-geral da Penitenciária Feminina de Timon, Ederson da Silveira Costa, comemorou a oportunidade de as internas do presídio maranhense terem contato com o projeto do Piauí. "Para nós, é um dia muito importante, já que elas puderam vivenciar mais uma troca de experiência sobre o sistema penitenciário do Piauí, que vem mostrando seu trabalho de ressocialização", enfatiza, ressaltando que a unidade prisional maranhense também vai desenvolver iniciativas semelhantes.

De acordo com o subsecretário de Justiça do Piauí, Carlos Edilson de Sousa, o projeto Mulheres de Aço e de Flores representa um importante passo na ressocialização. "Estamos expandindo esse projeto que nos orgulha e que está resgatando vidas. O respaldo, tanto social como no tocante à questão da humanização no sistema prisional, comprovam que ressocializar é possível, desde que as pessoas privadas de liberdade tenham oportunidades para mudar", comenta.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais