Cidadeverde.com

Ministério Público pedirá a proibição da entrada das torcidas organizadas no Albertão

Imprimir

A promotora de justiça Graça Monte anunciou, nesta quinta-feira (28), que irá pedir à Justiça que proíba o acesso das torcidas organizadas ao Estádio Governador Alberto Tavares Silva, mais conhecido como Albertão. Na manhã de hoje, uma reunião foi realizada na sede do Ministério Público Estadual, em Teresina, com diversas instituições para discutir a questão da segurança no estádio. 

A decisão foi motivada porque no último sábado (23), uma confusão envolvendo torcedores de River e Fortaleza terminou com intervenção policial. Os times jogam pela Série C do Campeonato Brasileiro.  Após a briga, o coronel da Polícia Militar, Paulo de Tarso, chegou a afirmar que o Albertão possui o sistema de segurança frágil.

A Polícia precisou usar balas de borracha e gás lacrimogênio para conter a briga entre os torcedores.  A PM já encaminhou ao MPE ofício pedindo a extinção da maior torcida organizada do River, que é a Esporão do Galo. 

A promotora recebeu um relatório produzido pelo Rone (Ronda Ostensivas De Natureza Especiais) e um inquérito denunciando as falhas estruturais já foi iniciado. Os documentos relatam diversas provocações e xingamentos entre as torcidas organizadas que frequentam o estádio. Ela já expediu recomendação à Fundespi e ao Governo solicitando a limpeza e iluminação aos redores do Albertão.

Participaram da reunião os representantes da Fundação dos Esportes do Piauí, José Ribamar, da Polícia Militar do Piauí, o coronel Paulo de Tarso, da secretaria municipal de Desenvolvimento Urbano, Edson Viera.  Não participaram os representantes da Ordem dos Advogados e da Federação de Futebol do Piauí. 

O Ministério Público relatou ainda que no inquérito destacou a falta de equipamentos de filmagem que dificulta a identificação de torcedores, a presença de tentas nos portão e buracos nos muros que facilitam a entrada de objetos e pessoas sem passar, inicialmente, pela polícia, ausência de catracas em funcionamento, o que dificulta contabilizar a quantidade de pessoas no Albertão.

Também foi denunciado a inexistência de uma Central de Comando e Monitoramento, o que é obrigatório nos estádios com capacidade acima de 10 mil pessoas. Além da falta de iluminação e limpeza ao redor. 

Na próxima quinta-feira (4), o MPE irá visitar o Albertão. 


Carlienne Carpaso e Yala Sena 
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais