Cidadeverde.com

Cresce em 670% os casos suspeitos de chikungunya no Piauí, revela boletim

Imprimir

Boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira (28) pela Secretaria Estadual de Saúde mostra que, de janeiro a julho de 2016, o Piauí registrou aumento de 672,9% dos casos suspeitos de chikungunya, se comparado com o mesmo período do ano passado. Somente neste primeiro semestre foram registrados 1.971 casos notificados, sendo 592 já confirmados por exames laboratoriais.

O diretor da Unidade de Vigilância e Atenção à Saúde, Herlon Guimarães, esclarece que o levantamento  foi feito com base no cruzamento de dados entre os sistemas de informações  dos municípios, que informavam seus casos de chikungunya, dengue, zika, e o offline, que é banco de dados da Sesapi.

 “Esse aumento fez com que tivéssemos uma fidelidade maior referente aos casos de chikungunya. Então, essa é uma preocupação, sim, por parte das autoridades de saúde pública. Não pudemos de forma nenhuma baixar a guarda, ainda estamos numa guerra de combate ao mosquito Aedes aegypti. Portanto, devemos cuidar dos nossos ambientes doméstico e de trabalho”, pede o diretor.

No que se refere aos casos de dengue, o Piauí registrou 4.654 ocorrências em 149 municípios, o que significa uma redução de 34,5% em relação ao ano passado. Seis municípios concentram os maiores números de notificações: Teresina, Cocal, Simões, Picos, Caldeirão Grande e Marcolândia.

O levantamento também mostra dados em relação ao Zika Vírus.  Enquanto no ano passado foram notificados apenas quatro casos suspeitos de zika vírus [somente em Teresina], em 2016, o Estado registrou 331 em 30 municípios.

Microcefalia
A atualização do boletim epidemiológico mostra que no Piauí foram notificados 178 casos de microcefalia. Destes, 92 já foram confirmados, sendo dois deles relacionados ao zika vírus. Além disso, dos 178, doze seguem em investigação e 74 foram descartados.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais