Cidadeverde.com

Parque Potycabana ampliará segurança e lazer para a população

Imprimir

Os usuários do parque Potycabana contarão com novas melhorias no espaço de lazer. Dentre elas estão um reforço na segurança e o novo Estatuto e Regimento Interno do parque.

Além disso, parcerias com o setor privado e com instituições de ensino superior permitirão oferecer à população novas áreas e atividades. A autorização para as mudanças foi celebrada, nesta semana, no Palácio de Karnak.

O Termo de Cooperação Técnica entre a Coordenadoria de Desenvolvimento Social e Lazer e a Polícia Militar do Piauí permitirá a ampliação do policiamento ostensivo da Potycabana. “Agora, o policiamento ostensivo do parque ficará de responsabilidade da PM em parceria com a gente”, informa a coordenadora de Desenvolvimento Social e Lazer, Simone Araújo.

Além disso, o parque contará também com uma Unidade Móvel de Monitoramento, que é um ônibus equipado com câmeras e monitores capazes de monitorar uma grande área urbana, semelhante ao utilizado na Vila Jerusalém, na zona sul de Teresina. A unidade ficará no espaço de lazer e beneficiará o seu entorno. “Esse ônibus possui 28 câmeras e outras três serão instaladas na Potycabana, dessa forma teremos monitorada todas as mediações daquela região”, informa Simone Araújo.

De acordo com Wellington Dias, o Governo do Estado do Piauí pretende garantir total segurança na região do parque, não apenas dentro, mas também no entorno, onde existem shoppings centers, o Complexo Turístico da Ponte Estaiada, a avenida Raul Lopes e residências. “Estamos em um primeiro momento garantindo as condições de uma equipe especial, independente, de segurança da Potycabana e, do outro lado, vamos trabalhar com uma unidade móvel de monitoramento que permite combater a criminalidade naquela região da cidade”, ressalta o chefe do executivo estadual.

Na reunião ficou que a Coordenadoria de Desenvolvimento Social e Lazer poderá firmar parcerias com a iniciativa privada para a criação de novos espaços no parque como uma academia de saúde para pessoas com deficiência e dois bicicletários com dez bicicletas em cada.

Além disso, existe a possibilidade de instituições de ensino superior desenvolverem atividades de saúde e de educação física. “Outro setor que conta com a autorização de investimento é no âmbito do sistema sanitário e da área da pista de atletismo, garantindo as condições de um parque melhor e mais bonito”, afirma Wellington Dias.

“Com o novo estatuto, a Potycabana vai estabelecer algumas regras de convivência dentro do parque. Muda, por exemplo, em relação aos cães de grande porte que só vão poder entrar dentro da Potycabana com focinheira ou corrente de segurança para que os animais não coloquem nenhum usuário em risco”, comenta Simone Araújo.

Todas as reformulações nas regras serão publicadas em uma cartilha ilustrada com as normas, a publicação será distribuída aos usuários pelos fiscais do parque. “Para a publicação da cartilha estamos esperando um parecer da Procuradoria Geral do Estado sobre quais informações podem ser publicadas no material”, informa a coordenadora de Desenvolvimento Social e Lazer.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: Potycabana