Cidadeverde.com

Exposição “Portinari: Trabalho e jogo” será aberta na Casa da Cultura hoje (1º)

Imprimir

A casa da Cultura recebe, na próxima segunda feira, primeiro de agosto, a abertura da exposição “Trabalho e Jogo”, do renomado pintor brasileiro Candido Portinari (1903-1962), às 19h. O público poderá fazer visitas mediadas de segunda à sexta feira, das 8h às 17h, até o dia 31 de agosto.

A exposição faz parte do projeto ArteSesc que reproduziu fotograficamente trabalhos do artista para exibições de fácil acesso ao público brasileiro. Poderão ser vistas reproduções de pinturas, gravuras e desenhos de Portinari abordando o trabalho e o jogo.

A mostra, composta por 25 imagens, busca integrar os conceitos de trabalhar e brincar, a exemplo de algumas obras como: Lavadeiras; Menino com carneiro; O sapateiro de Brodowski; Grupo de meninas brincando e Menino com pião. Durante a exposição serão realizados cursos como ação formativa.

“Portinari retratou sua terra e sua gente. A exposição mostra a integração dos conceitos de lazer e trabalhar. E as oficinas servem de complemento para essa experiência com as artes”, comentou Josy Brito, diretora da Casa da Cultura de Teresina.

Confira abaixo a programação:

Curso 1- Educação para o Patrimônio: “Conservar para não restaurar”             
De 01 a 12 de agosto, das 8h às 12h
Local: Laboratório de Arte / Campus Teresina IFPI – Zona Sul /Rua Quintino Bocaiúva, 93 - Centro (Sul).
Ministrante: Elenilce Soares Mourão - Professora de Arte do IFPI e mestranda em Profissional em Artes, Patrimônio e Museologia da UFPI/Parnaíba.

Curso 2- A Função Mediadora em Artes Visuais nas Instituições Culturais de Teresina
De 09 a 12 de agosto, das 8h às 12h
Local: Casa da Cultura de Teresina / Rua Rui Barbosa, 348 - Centro (Sul).
Ministrante: Carla Teresa da Costa Pedrosa – Professora de Artes Visuais e mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí – UFPI

Os cursos são gratuitos e as inscrições podem ser feitas até o dia do início das aulas no Sesc Centro, localizado na Avenida Maranhão, nº 110, Centro de Teresina.

O telefone para maiores informações é o (86) 3230-9910.  A Casa da Cultura de Teresina é mantida pela Prefeitura Municipal, através da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMCMC). Está localizada na Rua Rui Barbosa, nº 384, Centro. O telefone para contato é o (86) 3215-7849.

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais