Cidadeverde.com

Promotora defende melhoria no atendimento às mulheres vítimas de violência

Imprimir

 

A coordenadora do Núcleo de Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (Nupevid), promotora Amparo Sousa Paz, participou, nessa segunda-feira (8), do Fórum Lei Maria da Penha – 10 anos de avanços e desafios. O evento é promovido pela Coordenadoria Estadual de Políticas para as Mulheres em parceria com os demais órgãos componentes da Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência, em comemoração aos 10 anos de existência da Lei Maria da Penha.
 
Na ocasião, a promotora defendeu o fortalecimento da rede de enfrentamento à violência contra a mulher, bem como a humanização do atendimento às vítimas. “A rede de enfrentamento à violência contra a mulher é feita por Ministério Público, Defensoria Pública, Poder Judiciário e também por diversas instituições envolvidas direta ou indiretamente no atendimento à mulher vítima de violência doméstica e/ou sexual, entre eles os órgãos de Segurança Pública. O objetivo é reduzir os índices de violência e implementar a política de proteção às vítimas. E, para isso, são necessárias a capacitação e a sensibilização de todos os operadores para que a mulher que denuncia sinta-se realmente protegida”, defende. 
 
Nesse sentido, de acordo com Amparo Paz, o Nupevid tem atuado na garantia da aplicação da lei Maria da Penha, bem como na conscientização da sociedade civil acerca do enfrentamento à violência contra a mulher. Foram desenvolvidas ações, parcerias e projetos educativos nas escolas, universidades e até mesmo na construção civil.
 
"O engajamento de todos os órgãos que compõem a Rede de Atendimento às Mulheres é um dos fatores principais para o combate à violência. Todas as pessoas da Rede, hoje, têm encorajado e estimulado as mulheres a denunciar, pois todos da Rede possuem um discurso só: não silencie, denuncie”.
 
Também participaram do evento, a consultora da ONU Mulheres, Wânia Passinato; a professora Dra. da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Francineide Pires, a secretária adjunta da Secretaria Estadual de Segurança Pública, Eugênia Villa, além de representantes de demais órgãos.
 
 
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais