Cidadeverde.com

Cineas vai a Tutóia(MA) para mostrar a dança do caroço

Imprimir

Neste sábado(13), o Feito em Casa viajou até o município de Tutóia, no Maranhão, para conhecer a dança do caroço, uma manifestação artística típica da região. A dança mescla elementos das culturas indígena e africana e nasceu numa comunidade chamada Dendê.

Na cidade, Cineas Santos conversou com moradores antigos que ainda hoje participam da dança do caroço. Caso de dona Maria Grande, a mais antiga caxeira, pessoa que bate na caixa, um dos instrumentos utilizados na dança.

Dona Maria ainda possui uma caixa, instrumento artesanal feito de tronco, que segundo ela, era do seu avô. Aos 90 anos, a idosa bateu na caixa e mostrou que não perdeu a prática e continua tocando com naturalidade. Ela disse que virou "caroceira" ainda criança, quando acompanhava as tias, que eram brincantes.

O apresentador entrevistou também um jovem professor de matemática, Wander, brincante e estudioso dessa manifestação. Segundo ele, a origem do nome da dança tem duas hipóteses, uma seria por ser a festa do café, quando os caroços eram pisados, e a outra porque a cabaça, outro instrumento usado na dança, é revestida de caroços.

Cineas finalizou a reportagem confessando estar muito feliz por ter realizado a matéria em Tutóia(MA), pois mostrou o quanto o Brasil é rico e ao mesmo tempo desconhecido de todos nós.

Veja na íntegra a reportagem sobre a dança do caroço de Tutóia(MA)!

Marcelo Lopes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais