Cidadeverde.com

Museu de Arte Sacra comemora cinco anos com programação gratuita

Imprimir

O museu municipal de Arte Sacra Dom Paulo Libório comemora cinco anos de existência dia 15 de agosto, um dia antes do aniversário de Teresina. Como forma de comemoração, promove um ciclo de palestras gratuitas ao público. A iniciativa que ocorre nos dias 17 e 19 de agosto, a partir das 14h, é uma oportunidade para os interessados em conhecer um pouco mais sobre temas religiosos e sobre o próprio museu.

Ao todo, a programação conta com três palestras. A primeira delas conta com o seminarista Yago Rodrigues para falar sobre cantos gregorianos e do uso da música a serviço de Deus.  Já no segundo dia, o palestrante Igo da Silva, explica ao público a representação filosófica da linguagem dos sinos. A última palestra, apresentada pelo grupo de estagiários da Gerência de Patrimônio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMCMC), fala sobre o próprio Museu de Arte Sacra como um bem tombado.

“O grupo fez um estudo sobre a estrutura física do museu, já que não existia nenhum tipo de pesquisa nessa área. Fizemos esse levantamento e na palestra vamos falar sobre isso e também sobre a história do museu, da importância dele pra Teresina e sobre as peças que estão em exposição”, comentou Daniel Oliveira, estudante de engenharia que vai palestrar no último dia de evento.

O evento ocorre a partir das 14h e possui 35 vagas disponíveis para o público. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo telefone (86) 3226-4025, no horário de 9h as 16h30. O museu funciona na Rua Olavo Bilac, 1481, de segunda a sexta-feira, das 9h as 17h.

Após as palestras, os participantes poderão fazer uma visita monitorada pelo museu para conhecer as mais de 3 mil peças, do século XVII a XX,  que compõem o acervo mantido pela Prefeitura Municipal de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves.

Programação:

17 de agosto
14h – “Canto Gregoriano: a música a serviço de Deus”
            Palestrante: Seminarista Yago Rodrigues
15h – Intervalo
15h30 – Apresentação Musical

19 de agosto
14h – “Explicação Filosófica sobre a Linguagem dos Sinos”
            Palestrante: Igo Rafael da Silva
16h –  Intervalo
16h30 – “Museu Municipal de Arte Sacra D. Paulo Libório – Um bem tombado”
              Palestrantes: Estagiário da Gerência de Patrimônio da FMCMC
 17h – Encerramento da Semana de Aniversário do Museu de Arte Sacra D. Paulo Libório

 

Da Redação
[email protected] 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais