Cidadeverde.com

Camila Pitanga protesta em face pela ameaça de fechamento do Parque Serra da Capivara

A atriz Camila Pitanga usou sua conta pessoal no Facebook para protestar contra a falta de recursos para o Parque Serra da Capivara e consequente fechamento do local. A atriz global esteve há exatamente três anos em São Raimundo Nonato na apresentação de sua peça “O Duelo” que teve no palco Pedra Furada, dentro do Parque Nacional.

Em seu post nesta quarta-feira(17), Camila afirma que tem uma história com a Serra, por ter sido um dos primeiros lugares que esteve quando viajou com sua peça. Ela destaca o trabalho da arqueóloga Niède Guidon e que os brasileiros não têm dimensão da representatividade das pesquisas realizadas no local que indicam a origem do primeiro homem americano. 

Ela encerra a mensagem criticando a falta de apoio do poder público e pedindo que todos peçam providências, protestem e compartilhem o #SalveASerraDaCapivara. 

Veja texto na íntegra:

Eu tenho uma história com a Serra da Capivara. Uma das primeiras apresentações viajando pelo Brasil da minha peça “O Duelo” foi lá, no anfiteatro que fica dentro do Parque Nacional Serra Da Capivara, em São Raimundo Nonato, no Sul do Piauí. Eu tive a oportunidade de conhecer parte da reserva, e é impressionante a magnitude do trabalho da arqueóloga e pesquisadora Nièden Guidon, que até ontem presidia a Fundação Museu do Homem Americano, responsável pela manutenção do local.

Hoje tomei conhecimento que, por falta de transferência de recursos do Estado, o Parque Nacional da Serra da Capivara fechou suas portas. Mais do que movimentar a economia local, o local é Patrimônio Cultural da Humanidade reconhecido pela UNESCO. Muitos no Brasil ainda não têm a dimensão da representatividade das pesquisas que vêm sendo conduzidas no Parque que indicam ser ali a origem do primeiro homem americano. É um espaço que precisa ser preservado, louvado, visitado. E está aí, sem nenhum amparo do Poder Público. Precisamos cobrar providências. Proteste. Compartilhe. #SalveASerraDaCapivara

 

Caroline Oliveira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais