Cidadeverde.com

Programação do FestLuso inicia nesta segunda-feira (22)

Imprimir

O Grupo Harém de Teatro em parceria com o Governo do Estado do Piauí, através da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), e a Universidade Estadual do Piauí (Uespi) realiza, de 22 a 28 de agosto, a edição 2016 do Festival de Teatro Lusófono (FestLuso). O evento promove oficinas e peças teatrais em palcos e praças das cidades de Teresina, Parnaíba, Piripiri, Oeiras e Floriano, envolvendo artistas de palco do Brasil, Cabo Verde, Angola, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe.

Nesta edição, o FestLuso homenageia Júlio Romão da Silva, jornalista, pesquisador, precursor do teatro e da crítica literária afrodescendente no Movimento da Negritude Brasileira. Reconhecido nacionalmente, Romão nasceu em Teresina e foi um homem das letras situado no centro dos acontecimentos culturais, sociais e políticos do Brasil. As temáticas e reflexões do festival estão centradas no Teatro Negro e na negritude no teatro, no espaço lusófono.

O Festival de Teatro Lusófono vai contar com cerca de 15 grupos e artistas locais, nacionais e internacionais. Dentre as atrações internacionais de Portugal estão os grupos Lendias d’Encantar (Beja), o Teatro Municipal do Porto e o artista Klemente Tsamba. O teatro africano será representado pelo Grupo de Teatro do Centro Cultural Português do Mindelo, de Cabo Verde; pelo Núcleo Experimental de Teatro (NET), da Angola; pela Cia. Os Parodiantes da Ilha, de São Tomé e Príncipe, pelo Grupo de Teatro Lareira Maputo, de Moçambique; e pelo Projeto Resgarte, da Angola.

O FestLuso também irá receber a Companhia de Teatro Nata, de Alagoinhas (BA); a Associação Artística Nóis de Teatro, de Fortaleza (CE) e a artista Iléa Ferraz, do Rio de Janeiro. As companhias locais também são destaque na programação do festival. Além do grupo Harém de Teatro, a arte cênica piauiense irá ao palco nas atuações do Grupo Mosay de Teatro e do Teatro Procópio de Oliveira, de Teresina; e dos grupos A e C Promoções Culturais, de Parnaíba; e do Grupo Cangaço de Teatro, de Floriano.

O Festival de Teatro Lusófono é uma iniciativa com apoio do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura (Siec). Para acessar a programação completa do FestLuso, clique AQUI.

Teatro Nordestino

Em agosto, entre os dias 23 e 27, Teresina também sedia a 5ª Edição do Núcleo de Laboratórios Teatrais do Nordeste (Nortea), dentro das ações do Festival de Teatro Lusófono. Discussões, apresentações de propostas da cena de Grupos e projetos de dramaturgias, espetáculos de câmara, de rua, oficinas, shows, lançamentos de livros, compõem a agenda de uma semana de lusofonia ampliada na capital do Piauí. Clique AQUI e acesse a programação da 5ª edição do Nortea no FestLuso.

 

 Da Redação

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais