Cidadeverde.com

Cineas mostra boi gigante que anima festas populares no MA

Imprimir

Neste sábado(20), Cineas Santos continuou exibindo no Feito em Casa as curiosidades da cidade de Tutóia(MA), um lugar que ele definiu como "mágico e fascinante".

No programa anterior ele mostrou a tradicional dança do caroço e agora foi a vez de apresentar o maior boi do mundo, batizado de Pelado, que tem dimensões gigantescas: quase seis metros de comprimento, dois de altura e 120 quilos. Para brincar é necessário um grupo de oito pessoas como miolo."Um boi de responsa", disse Cineas.

Pelado foi confeccionado pelo mestre Ananias Santos, que há 18 anos fabrica boi e é bastante procurado na região para esse trabalho. Segundo ele, só em 2016 já confeccionou nove bois.

Ananias revelou que no começo usava como matéria-prima para construir o boi a raiz do cajueiro e o buriti, mas hoje trabalha com uma estrutura metálica, que segundo ele, garante durabilidade.

Sobre o Pelado, ele disse que o boi faz arrastões durante o período junino e no carnaval puxa um bloco na cidade. Para Cineas, isso é uma brincadeira que mobiliza as pessoas e tem tudo a ver com nossas tradições.

O apresentador aproveitou a reportagem com o boi do Maranhão para cobrar a valorização dos símbolos do Piauí. "Precisamos aprender a cuidar das coisas que têm valor simbólico", afirmou.

Acompanhe a reportagem completa sobre o maior boi do mundo!


Marcelo Lopes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais