Cidadeverde.com

Profissionais realizam pesquisas que evitam amputações

Imprimir

Teve início hoje (22), a I Mostra Teresinense de Prevenção e Tratamento de Lesão de Pele, no auditório da Facime. Durante dois dias, profissionais de enfermagem e estudantes estarão reunidos nos turnos manhã e tarde para apresentarem resultados de tratamentos e pesquisas.

Na tarde desta segunda-feira tem palestras e apresentações de trabalhos científicos. Amanhã (23), às 8h, terá minicurso sobre rastreamento e classificação de risco de pé diabético. A programação continua a partir das 11h, com palestra sobre a utilização de novas tecnologias para tratamento de ferida e a tarde  mesas redondas sobre tratamentos de lesões, custos de tratamentos e interação entre equipe e usua´rios do ambulatório de lesões de pele de Teresina.

Em Teresina, funciona desde janeiro de 2015, o único Ambulatório de Feridas Complexas no Hospital do bairro Promorar. No ano passado, foram atendidas mais de 600 pessoas e realizados  5.762 curativos, com 84% de cicatrizações.

“O alto índice de cicatrizações tem impacto na melhoria da qualidade de vida de pacientes, onde muitos tinham previsão de amputações”, diz Sandra Marina Bezerra,  coordenadora do ambulatório, enfermeira e especialista em estomaterapia (trata de feridas agudas e crônicas, fístulas, drenos, cateteres e incontinências anal e urinária).

A presidente da Fundação Hospitalar de Teresina (FHT), Fátima Garcêz, destaca que houve grandes avanços após a criação do ambulatório de feridas. “Houve investimentos em produtos para a realização de curativos, aumentou  a quantidade de pacientes atendidos, principalmente vítimas de acidentes e que tiveram encaminhamentos  a partir de tratamento iniciado no HUT, pelos nossos hospitais e pelos postos de saúde da atenção básica”, fala.

Para garantir melhor atendimento a pacientes na rede hospitalar de Teresina e da Atenção Básica foram realizadas  capacitações com mais de 300 profissionais dos hospitais e das Unidades Básica de Saúde.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais