Cidadeverde.com

Teresina: gastos e doações a candidatos ainda não estão disponíveis

Imprimir

Uma semana após o ínicio da campanha eleitoral ainda não é possível saber quanto os candidatos a prefeito de Teresina gastaram, bem como receberam de doação para ajudar nos custos. As informações deveriam estar disponíveis na internet, mas ainda não foram cadastradas até o final desta segunda-feira (22).

A Reforma Eleitoral (Lei nº 13.165/2015) prevê que os relatórios de prestação de contas sejam enviados a cada 72 horas, contadas a partir do recebimento da doação. As informações são de responsabilidade do prestador de contas, cabendo à Justiça Eleitoral somente divulgá-las.

De acordo com informações da Assessoria de Exame de Contas Eleitorais e Partidárias (Asepa) do TSE – a unidade responsável pela análise das contas partidárias -, até às 14h da última sexta-feira (19), candidatos às eleições municipais de todo o país enviaram o total de 3.721 arquivos. Já os partidos políticos enviaram 216 arquivos.

No site do TSE, quando disponível, o eleitor poderá consultar informações como, por exemplo, a concentração de despesas e o ranking dos maiores doadores e fornecedores do prestador de contas.

Da Redação
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais