Cidadeverde.com

Emad do HUT realiza atendimento domiciliar para pacientes do HGV

Imprimir

A Equipe Multidisciplinar de Atendimento Domiciliar (EMAD) do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) está prestando atendimento domiciliar para os pacientes do Hospital Getúlio Vargas (HGV). São pacientes que receberam alta hospitalar, porém ainda necessitam de acompanhamento com profissionais especializados.

O paciente José Francisco Ramos, de 65 anos, recebeu alta hospitalar do HGV depois de passar quase um mês internado na UTI para tratar uma insuficiência respiratória. Com sequela neurológica, José Francisco é cuidado pela filha Célia Viana que destacou o trabalho da EMAD.

“Se não fosse o trabalho de acompanhamento domiciliar do HUT não sei o que seria do meu pai. Recebemos a cama hospitalar, o aspirador e todos os insumos e medicamentos que ele precisa. Nós não teríamos condições de assumir todas essas despesas. Tudo que a gente precisa a EMAD sempre providencia. Não deixa faltar nada”, declarou Célia. 

Internado para tratar uma fratura de fêmur, Benigno Alves Vilarinho, de 85 anos, passou três meses no HGV, depois de evoluir para uma sepse pulmonar. Acompanhado pela filha Elverande Vilarinho, Benigno já está recebendo atendimento pela equipe de atendimento domiciliar do HUT. De acordo com Elverande seu pai melhorou depois que iniciou esse atendimento pela EMAD.

“Meu pai melhorou 100% fora do hospital. Ser atendido em casa é muito mais confortável e a EMAD está sempre disponível pra qualquer necessidade ou dúvida que a gente tem”, comentou Elverande.

De acordo com Iraildes Gomes, coordenadora do Núcleo Interno de Atenção Domiciliar (NIAD) do HUT, esses casos reforçam a importância do serviço de atendimento domiciliar para ajudar na recuperação dos pacientes e desafogar os hospitais.

“O serviço de atenção domiciliar é uma modalidade de saúde que tem como característica principal a resiliência, haja visto que tanto os profissionais de saúde quanto os pacientes precisam se adequar a essa nova realidade. Nesse intuito estamos trabalhando para ampliar nosso serviço fechando parcerias com outros hospitais, atendendo assim a necessidade de desafogamento do sistema de saúde e as necessidades dos usuários”, explicou Iraildes.
A Atenção Domiciliar é uma estratégia de desospitalização do Ministério da Saúde voltado aos pacientes que possuem quadro clínico estabilizado, mas que necessitam de cuidados continuados que podem ser fornecidos no ambiente domiciliar. São pacientes que estão em pós-operatório, portadores de ostomias, úlceras, acamados e/ou que necessitam de atendimento fisioterápico, entre outros. 

Desde 2014 o HUT oferece aos seus pacientes esse serviço e já atendeu 221 pessoas. São duas Equipes Multidisciplinares de Atendimento Domiciliar (EMAD), cada uma composta por um médico, um enfermeiro, um fisioterapeuta e um técnico de enfermagem, que realizam visitas diárias de acordo com a necessidade de cada paciente. Elas acompanham todo o processo de desospitalização da pessoa até o seu total restabelecimento.

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais