Cidadeverde.com

Município do Piauí vai realizar duas 'eleições' ainda este ano; entenda o caso

Imprimir

Foto: Bocaina News

O município de Bocaina, localizado a 348 km ao Sul de Teresina, tem novo prefeito desde o último sábado (20). A cidade está sendo administrada pelo presidente da Câmara Municipal, vereador José Airton Cipriano, o Zé Airton (PSB). Ele assumiu o cargo de Nivardo Silvino de Sousa, cassado pela Justiça Eleitoral em julho.

Segundo o novo chefe do executivo municipal, a situação em Bocaina é tensa, já que desde a cassação, a cidade praticamente deixou de ser administrada. 

"Eu assumi no sábado passado. O clima aqui é meio tenso. A prefeitura está desorganizada demais. É muito problema", disse o novo gestor.

"Estamos tomando conta da situação para planejar e resolver os problemas", acrescentou.

Uma das primeiras ações do novo prefeito foi exonerar todos os servidores admitidos sem concurso que estavam exercendo funções comissionadas e de confiança. Os servidores lotados em órgãos que não eram os de origem e que recebiam comissão foram mandados de volta aos seus locais de trabalho.

Nova eleição a qualquer momento

Nos próximos dias o município deve sofrer uma nova mudança de gestão, já que a Câmara Municipal deverá eleger um novo prefeito de forma indireta, em virtude da proximidade com o pleito eleitoral de outubro. "A nova eleição ainda não foi marcada", disse o prefeito.

O Cidadeverde.com tentou contato com o vereador Luzimar Luiz de Barros (PRTB), 2º vice-presidente da Câmara Municipal, para saber quando a eleição irá ocorrer, mas ele não foi encontrado.

Entenda a cassação

No dia 11 de julho, o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) manteve a sentença do Juiz da 93ª Zona Eleitoral do Piauí, Sérgio Luís Carvalho Fortes que, em 6 de abril deste ano, cassou o diploma do prefeito Nivardo Silvano de Sousa (PTB), além de condená-lo ao pagamento da multa de dez mil Ufir.

Ele era vice e assumiu o mandato após a morte do prefeito José Luis de Barros, ocorrida em fevereiro deste ano, por problemas cardíacos. Nivardo estava no cargo  por força de um mandado de segurança, julgado pelo TRE-PI em 23 de maio.

O juiz eleitoral da 93ª Zona reconheceu a prática de abuso de poder político/econômico e compra de voto pelo investigado, por fazer parte do mesmo grupo político que se encontrava à frente da prefeitura no período da campanha eleitoral de 2012.

Hérlon Moraes
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais