Cidadeverde.com

Semar faz operação de combate à caça predatória no Piauí

Imprimir

 

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí – Semar, em parceria com o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e Polícia Civil, deu início a uma operação de fiscalização ambiental em municípios do sul do Piauí. A ação, denominada Operação Inversão, tem como objetivo o combate direto a caça predatória, considerada uma das principais causas de incêndios na região.

De acordo com o fiscal ambiental Carlos Eduardo da Silva, a operação teve início este mês no município de Uruçuí, onde foram feitas abordagens e apreensões de diversas armas de fogo, munição, animais abatidos e realizadas cinco prisões em flagrante. O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí, Ziza Carvalho, enfatiza que a Semar estará desenvolvendo a operação nos próximos quatro meses focando as ações nas cidades que fazem parte do Procerrado, projeto que tem como objetivo a redução das queimadas e do desmatamento. " Estamos fiscalizando e buscando desenvolver ações de conscientização ambiental junto às comunidades", afirma Ziza Carvalho.

O Procerrado está sendo executado no Piauí com recursos provenientes do Governo Inglês, por meio do Banco Mundial (Bird), na ordem de US$ 4 milhões. Iniciou em abril de 2014 e é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e a Fundação Agente, entidade não governamental e sem fins lucrativos, é a responsável pela administração financeira dos recursos de doação ao projeto. Contempla os municípios de Baixa Grande do Ribeiro, Uruçuí, Ribeiro Gonçalves, Currais, Santa Filomena e Palmeira do Piauí, onde se concentram em média 30% de todos os focos de calor no estado do Piauí.
“A intensificação da fiscalização no combate à caça criminosa ocorre porque identificamos que ela é uma das principais causas de incêndios na região sul do Piauí e a Semar, como órgão gestor dos recursos ambientais no Estado, vai continuar agindo para coibir práticas danosas ao meio ambiente”, acrescenta Carvalho. 

Da redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais