Cidadeverde.com

Mais de 60% das pessoas atendidas no Hospital do Parque Piauí deixaram de fumar

Imprimir

A próxima segunda-feira, 29, é o Dia Nacional de Combate ao Fumo, e em Teresina são satisfatórias as ações de combate a esse vício no Hospital do Parque Piauí, zona Sul. 63,59% das pessoas atendidas abandonaram o vício, dobro da média nacional que é de 30%.

O atendimento às pessoas que desejam parar de fumar é feito com programa específico por equipe multiprofissional. Desde o início do programa em 2010 já foram atendidas mais de 800 pessoas.

A coordenadora do programa, a psicanalista e psicopedagoga Gardene Lacerda, orienta que para fazer o tratamento a pessoa tem que procurar o serviço social do hospital. “Já estamos na vigésima turma com excelentes índices de abandono do vício do cigarro”, diz Gardene.

A equipe no Hospital do Parque Piauí é composta por grupo de médicos, psicopedagogos, assistentes sociais, nutricionistas e psicólogos. Também são distribuídos medicamentos durante o tratamento.

Os pacientes participam de sessões realizadas com análise de dados clínicos onde é verificada a necessidade de uso de medicamentos e respeitando a individualidade de cada um. “Quem decide quando deve parar de fumar e qual o método é o paciente que conta com apoio médico, psicológico e nutricional”, destaca.
A presidente da Fundação Hospitalar da Fundação hospitalar de Teresina (FHT), Fátima Garcêz, diz que os resultados positivos é o esforço de uma equipe bem preparada.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa de morte evitável no planeta, sendo considerado, portanto, um problema de saúde pública.
Estima-se que cerca de 200 mil pessoas morram todo o ano no Brasil em decorrência do fumo.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: cigarrofumar