Cidadeverde.com

Fogos de artifício durante comício provocam incêndio no interior do Piauí

Imprimir

         Fotos: GAV

Um incêndio em um terreno particular assustou moradores do centro do município de Barras, a 119 km de Teresina. De acordo com Francisco Pereira Sampaio, coordenador do Grupo de Resgate Voluntário de Barras (GAV), o fogo se espalhou rapidamente e ameaçava atingir residências e um posto de saúde. 

As causas do incêndio não foram confirmadas, mas há indícios de que as chamas tenham sido provocadas por fogos artifícios. No momento do incidente, na noite de sábado (27), estava acontecendo um comício de um dos candidatos a prefeito da cidade. 

"As chamas estavam bem altas e fizemos combate ao fogo com ajuda de moradores. Não podemos afirmar como começou o incêndio, mas ouvimos relatos de que foi provocado por fagulhas de foguete", disse Sampaio.

Equipes do GAV tiveram dificuldades para apagar o incêndio que se alastrou rapidamente no terreno de vegetação seca. Ninguém ficou ferido.  A área é cercada com arame farpado e pertence a um a particular, que não foi identificado.

No Piauí há unidades do Corpo de Bombeiros apenas em Teresina, Parnaíba, Picos, Floriano.

 

GAV 

O Grupo de Resgate Voluntário de Barras foi criado há pouco mais de três anos e é formado por 25 pessoas que resolveram doar um pouco do seu tempo para ajudar quem precisa. Os voluntários não recebem apoio do poder público e contam com doações para desenvolver o trabalho. 

O Grupo é dividido em duas equipes: brigadistas e socorristas. Eles atuam na prevenção e combate a incêndios, bem como em resgate a vítimas de trânsito e outros acidentes. 

"O GAV foi criado diante da necessidade de ter uma equipe preparada para socorrer vítimas. Vi muitas vida se perderem no trânsito e os que sobreviviam não eram socorridos por falta de estrutura. Na cidade temos uma ambulância do Samu, mas não é suficiente para todas as ocorrências. O GAV foi criado para amenizar o sofrimento das pessoas", disse Sampaio. 

Os voluntários do Grupo têm cursos de primeiros socorros e em instituições como o Corpo de Bombeiros e Senac. Atualmente, o GAV faz uma campanha para adquirir uma ambulância. 

"Infelizmente, nosso grupo não tem sede. Quando vamos atender as ocorrências, os voluntários vão no seu próprio transporte ou mesmo à pé. Recebemos doações de mangueiras, roupas de aproximação para incêndio, botas e capacetes, equipamentos que não são novos, mas usamos em nosso trabalho de forma improvisada. Quem quiser nos ajudar pode nos doar luvas cirúrgicas, botas, cintos...Agora estamos fazendo essa campanha para aquisição de uma ambulância", reitera o coordenador do GAV. 

O contato do GAV é (86) 9 9494 5337.

 

Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais