Cidadeverde.com

Único candidato a prefeito em cidade do Piauí diz: "eleição será difícil"

Imprimir

O Piauí respira eleições em praticamente todos os 224 municípios. Um caso atípico acontece no município de Olho D'água do Piauí, a 94 km ao Sul de Teresina, onde apenas um candidato disputa o cargo de prefeito. Mesmo assim, Antonio Francisco dos Santos (PTB) ressalta que vencer o pleito não será uma missão tão fácil. 

"A campanha aqui é a mesma, não faz diferença. O trabalho é o mesmo. Se formos observar, a eleição para mim é até mais difícil porque não vou pedir voto para 80% do povo, mas para 100%, ou seja, para todos. Tenho que andar em todas as casas, pois sou prefeito de todos. É uma eleição como outra qualquer, não muda. Não dá para cruzar os braços", disse o candidato à reeleição. 

Para vencer o pleito, os votos brancos não podem superar os destinados ao candidato. Se isso ocorrer, o município passará por novas eleições. 

"Quando se tem apenas um candidato, ele apenas tem conquistar a metade e mais um dos votos válidos. Se ele tiver apenas um voto válido, ele será eleito. Votos branco e nulo não são considerados válidos. A concorrência é quase zero", disse Luciê Viana, advogado eleitoral. 

Para os eleitores, a falta de concorrência é ruim para o processo eleitoral. "O bom da política é ter o outro lado, para que possamos ver as propostas de cada candidato", disse um eleitor. 

Olho D'água do Piauí tem apenas duas décadas de emancipação. A cidade tem cerca de 2.600 habitntes, destes 2.431 eleitores. Em outubro será a sexta vez que a população vai às urnas em eleições municipais. Na história política da cidade, nunca houve mais que dois candidatos disputando a prefeitura. Antonio Francisco dos Santos foi o primeiro prefeito da cidade e se reeleito execerá o quarto mandato. 

De acordo com a Confederação Nacional de Municípios, 96 cidades em todo o país têm apenas um candidato disputando o comando do executivo municipal. O Rio Grande do Sul é o estado com o maior número de cidades que tem apenas um candidato para prefeito. 

 

Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais