Cidadeverde.com

Notícia da Manhã: Ginecologista tira dúvidas sobre mioma no útero

Imprimir

Nesta terça(30), o Notícia da Manhã destacou no quadro Saúde os miomas no útero, problema comum entre as mulheres. Segundo a Sociedade Brasileira de Ginecologia e Obstetricia, 80% das mulheres em idade fértil terão esses tumores, que na sua maioria são benignos. A maior incidência de miomas ocorre no período máximo da reprodutividade feminina até chegar à menopausa. 

No estúdio, a ginecologista Lia Cruz esclareceu que existem miomas de vários tamanhos e em várias localizações e que nem todo mioma requer tratamento cirúrgico. Ela enfatizou ainda que em muitos casos não vai haver necessidadde de tratamento nenhum.

A especialista afirmou que o tratamento do mioma é muito individualizado e depende da idade, tamanho, localização e tipos de sintomas. Lia Cruz citou os vários tipos de miomas, classificados de acordo com sua localização, e ressaltou que o submucoso é o que fica no interior do útero e geralmente requer tratamento e retirada. Mas a doutora lembrou que existem vários tratamentos clínicos antes da cirurgia. A ginecologista informou também que o mioma pode influenciar no funcionamento de outros órgãos.

A médica finalizou a entrevista alertando que nem tudo que sangra é mioma. "O fundamental é uma avaliação médica bem adequada", disse.    

Confira na íntegra o quadro Saúde sobre mioma!

Marcelo Lopes

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais