Cidadeverde.com

Após mortes em fazenda, delegado pede reforço de segurança

Imprimir

Depois do assassinato de dois funcionários de uma fazenda em Baixa Grande do Ribeiro [602 km de Teresina] em um conflito por posse de terra, o clima de tensão aumentou na região e, de acordo com a polícia, mais mortes podem ocorrer caso a justiça não defina de quem é o terreno. O delegado que investiga o crime afirmou que irá solicitar uma reunião com o secretário Fábio Abreu em que solicitará medidas de segurança para a região.

Na última segunda-feira (05), dois funcionários da Fazenda Canaã, em Baixa Grande do Ribeiro foram assassinados após uma suposta discussão com seguranças da fazenda Anta. Na ocasião, Sidney Viobak e outro homem identificado como Lindimar foram mortos com disparos de arma de fogo. Três pessoas foram presas. 

As duas propriedades, produtoras de grãos, estão localizadas na região dos Cerrados e há vários anos travam uma briga judicial pela posse de um grande terreno. De acordo com o delegado Bruno Ursulino, da Delegacia Regional de Uruçui, as investigações sobre o crime ainda seguem e muita gente ainda será ouvida. “Vamos agora saber sobre as armas envolvidas no crime. Nossa equipe apreendeu as armas dos seguranças e vamos mandar perícia e que vai dar retorno, indicando qual arma efetuou os disparos e se o projetil corresponde ao calibre da arma”, destaca.

Para o delegado, o conflito na região pode acirrar ainda mais em decorrência das mortes. Isso porque, mesmo sem a decisão judicial, os produtores estão utilizando as fazendas para o plantio, gerando atrito entre os fazendeiros. “Enquanto tem briga na justiça vai ser assim. Até agora não tem decisão afirmando se a propriedade de ‘A’ ou  de ‘B’ e ambos querem utilizar a terra. É uma região muito produtiva”, esclarece.

O delegado acrescenta que a região onde acontecem os conflitos é de difícil acesso, a cerca de 150 km da cidade em uma viagem de 2h30 em estrada de piçarra, e que é necessário o reforço da segurança. Para isso, vai tentar uma solução com o secretário de segurança. “Vamos tentar uma reunião com Fábio Abreu para discutir ideias de reforçar segurança. Hoje já é nossa principal atenção. Tanto a Polícia Civil como a Polícia Militar tem dado atenção lá, aumentando visitas, mas isso é difícil”, finaliza.

 

Diego Iglesias
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais