Cidadeverde.com

Por dia, 25 vítimas de trânsito saem com sequelas do HUT

Imprimir


Consciência. Essa foi a palavra destacada pelo diretor-geral do Hospital de Urgência de Teresina (HUT), Gilberto Albuquerque, durante palestra aos servidores do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran), no auditório da Escola Piauiense de Trânsito (EPT), na manhã desta terça-feira (20). A atividade faz parte da programação da Semana Nacional do Trânsito.

Gilberto Albuquerque apresentou as estatísticas de acidentes de trânsito do hospital da capital piauiense e expôs a importância de mudar as atitudes para prevenir esses acidentes. "Dos 48.519 atendimentos realizados no hospital este ano, 9.382 são por conta de acidentes de trânsito e esse é um número muito alto. Sendo os motoqueiros maioria, com 7.812 atendimentos. Isso representa, do total de despesas mensal do hospital, R$ 15 milhões, algo em torno de R$ 9 milhões gasto apenas com vítimas de acidentes de trânsito em motocicleta", informa o médico.

O diretor-geral do HUT alerta que uma média de 20 a 25 pessoas saem com sequelas do hospital todos os dias. "É preciso conscientizar os condutores das formas seguras de trafegar, mas, infelizmente, isso só funciona a longo prazo. A maneira mais fácil de diminuir essas estatísticas é aumentar a punição", pontua Gilberto Albuquerque.

A educadora da Escola Piauiense de Trânsito, Larissa Caldas, ressalta que o Governo do Estado, por meio do Detran, vem se empenhando para diminuir e prevenir os acidentes de trânsito na capital e no interior. “É necessário a união de todos para que o trânsito seja menos violento. Todos nós fazemos parte do trânsito e ele só vai mudar se nós mudarmos”, pontuou Larissa.

Antônia Tainá, servidora do Detran, disse que a demonstração da realidade do atendimento das vítimas de trânsito do HUT foi fundamental ainda mais para a conscientização dos servidores. “O trânsito está muito perigoso. Diariamente, a gente vê acidentes e estou aqui porque quero um trânsito melhor. Então, peço aos motoristas que respeitem as regras, para ficarmos fora dessas estatísticas”, declarou a servidora.

A Semana Nacional de Trânsito é realizada de 18 a 25 de setembro em todo o país. Em Teresina,  as atividades previstas incluem palestras sobre trânsito e cidadania para estudantes da rede pública de ensino e blitzen educativas na capital e na cidade de União, com distribuição de folders com mensagem sobre prudência e responsabilidade no trânsito.

Da Redação
redaçã[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais