Cidadeverde.com

Feijão, bebidas e ar-condicionado são os vilões dos preços em Teresina

Imprimir


Feijão, leite e bebidas e aparelhos de ar-condicionado foram apontados como os grandes violões dos preços em Teresina no último mês, segundo o Índice de Preços ao Consumidor (Custo de Vida), calculado e divulgado pela Fundação CEPRO. No total, foi constatado um aumento acumulado de 7,41% ao ano e 0,35 com relação ao mês de agosto.

De acordo com o relatório da Cepro, dentro do aumento, destacaram-se os de Serviços Pessoais e Artigos de Residência, com altas de 1,29% e 0,77% respectivamente, nos quais bebidas alcoólicas foram responsáveis pelo aumento do primeiro e ar condicionado, ventilador, freezer e armário de cozinha, influenciaram diretamente sobre o comportamento do segundo.

Além disso, o índice apontou que nos últimos 12 meses houve o aumento registrado de 11,51% nos preços, apontando uma pequena queda iniciada após o pique registrado no mês de maio (+12,71%), situação mostrada na maioria dos produtos alimentícios, que têm sito o vetor principal de aceleração da inflação do teresinense.

Com relação à Cesta Básica, indicador de avaliação do poder de compra do salário mínimo, durante o mês de agosto registrou a importância de R$ 334,83, que representa aumento de 1,06%, em relação ao mês de julho. Os grandes vilões para o aumento dos preços foram o feijão, o leite e algumas frutas, em especial a banana. Já o tomate e algumas hortaliças baixaram de preço.

Da Redação
Redacao@cidadeverde 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais