Cidadeverde.com

Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Rural será inaugurado em outubro

Imprimir

Programado para ser inaugurado em outubro, durante as comemorações do Dia do Piauí, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Rural (Cerest) - Regional de Uruçuí, está nos ajustes finais para receber os trabalhadores daquela região. Com a obra pronta, o passo seguinte já foi dado com a realização de oficina de trabalho para a equipe profissional que vai atuar na unidade. A oficina ocorreu esta semana, contemplando os médicos do trabalho, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas e pedagogos.

“O encontro foi para informarmos à equipe sobre a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, o objetivo e as contribuições que o centro pode oferecer à população, para promoção da saúde, principalmente dos trabalhadores rurais, considerando o perfil produtivo da região”, explicou a coordenadora do Cerest Estadual, Vera Regina Cavalcante. 

A diretora da Vigilância Sanitária do Estado (Divisa), Tatiana Chaves, explica que o Cerest Rural vai contemplar os trabalhadores de cinco municípios da região - Antônio Almeida, Sebastião Leal, Ribeiro Gonçalves, Baixa Grande do Ribeiro e Uruçuí.  “A implantação do Cerest na região vai proporcionar uma melhor qualidade de vida para esses trabalhadores, que serão acompanhados diretamente por profissionais de saúde”, completa Tatiana Chaves.

A implantação do Cerest em Uruçuí é resultado do Acordo de Cooperação entre o Ministério da Saúde e a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), tendo sido uma indicação do Cerest/PI e Fetag, com base nos seguintes critérios: matriz produtiva agropecuária baseada na alta produção; presença de grupos econômicos nacionais e internacionais com forte atuação na agropecuária comercial; utilização de tecnologias e insumos que coloquem em risco a saúde da população e do ambiente; situação de riscos, agravos e adoecimentos à saúde do trabalhador e trabalhadora rural.

Atualmente, o Piauí conta com quatro unidades do Cerest (Teresina, Parnaíba, Picos e Bom Jesus), prontas para desenvolver as ações de Saúde do Trabalhador em todos os níveis de atenção do Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo a assistência, prevenção, promoção e reabilitação.

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais