Cidadeverde.com

Governador recua e solicita a presença de tropas federais nas eleições do Piauí

Imprimir

O governador Wellington Dias (PT) recuou na decisão de rejeitar a presença de tropas federais nas eleições do Piauí e fez uma reconsideração ao  Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para o envio de tropas federais para o Estado.

O presidente do TRE-PI, o desembargador Joaquim Santana, confirmou, ao  Cidadeverde.com, que recebeu o ofício do governador reconsiderando sua posição e já encaminhou o pedido das Tropas Federais para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. 

“No primeiro momento o governador disse que que tinha condições de dar cobertura de segurança em todo o Estado, depois modificou entendimento e encaminhamos para o TSE”

O TSE havia rejeitou o pedido de tropas federais aos 139 municípios, após o governador garantir em ofício que o Estado teria condições de garantir a segurança durante o pleito deste ano.

“Pedimos ao TSE que reconsiderasse a sua decisão e caminhamos o oficio do Governo do Estado reforçando o pedido das tropas federais”, disse o desembargador Joaquim Santana. 

Ele disse ainda que foram solicitadas as equipes das tropas federais para 60% das zonas eleitorais no Piauí.  A argumentação é do histórico de violência na campanha eleitoral e falta de policiais em municípios distantes. 

Joaquim Santana ressaltou que a eleição está transcorrendo sem grandes conflitos e garante que até o final da próxima semana estará julgando todos os processos de registro de candidatura, que tramitam no TRE-PI.

 

Flash  Yala Sena

Da Redação Carlienne Carpaso 
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais