Cidadeverde.com

Sarau comemora 70 anos de Jorge Salomão no Clube dos Diários

Imprimir

 

O poeta Jorge Salomão aterra na chapada do Corisco para realizar nesta sexta-feira (23) o sarau Navilouca abrindo as comemorações de seus 70 anos de vida. Agitador cultural, compositor, autor de livros e multimídia, Jorge Salomão em Teresina fará homenagem a Torquato Neto e Mário Faustino e contará com a presença de poetas, artistas e músicos do Piauí. O evento acontece às 19h, na galeria do Clube dos Diários. Entrada franca. 

Jorge Salomão conheceu Torquato Neto na década de 70, no entanto nunca teve oportunidade de visitar Teresina, terra natal do anjo torto. Anos depois, Salomão desembarca na capital piauiense para realizar o Sarau Navilouca.

No evento haverá a participação do trio Zero Oito Meia, da cantora Patrícia Mellodi, do poeta do Ceará, Mardônio França, além de intervenções de Durvalino Couto, Demetrios Galvão, Wellington Soares e João Henrique. 

O sarau foi concebido para gerar conexões entre artistas e poetas do Piauí, Rio e do Nordeste.  Mardônio - que também realiza sarau em Fortaleza -  está lançando a revista Corsário no evento.

No espaço, poetas e convidados vão ler poesias e darão ao público a oportunidade de recitar produções autorais. Em Teresina, Jorge Salomão terá roda de conversa, palestra e realiza sarau na galeria.

Jorge Salomão

Jorge Salomão é Baiano de Jequié (Ba) e foi um dos integrantes do movimento Tropicália nos anos 60, participando da revista Navilouca criada por Waly Salomão e Torquato Neto. Ele publicou os livros “Mosaical” (1996), “O olho do tempo” (1997), “Campo da Amerika” (1998), “Sonoro” (1999), “Conversa de Mosquito” e “A estrada do pensamento”.

Em 2007, laçou o CD "Cru Tecnológico", no qual recita 21 poemas de sua autoria. Atualmente está com quatro livros prontos para serem lançados: “ A estrada do pensamento ( ficção )”, “Conversa de mosquito (poesia/filosofia), “Campo minado de flores” e Panacum.                                         

Salomão tem músicas gravadas por Marina Lima, Adriana Calcanhoto, Cassia Eller, Barão Vermelho, Zizi Possi e Zé Ricardo.

Ano passado, Salomão  ficou meses em cartaz no Teatro do SESI com os espetáculos "Não sou um poeta, sou um malabarista".

Palestra

Palestra - Antes do sarau, Jorge Salomão vai participar de palestra como o tema “Saraus e outros caminhos para a poesia contemporânea”, a partir das 16h, no Teatro Torquato Neto. O evento tem apoio da Secretaria Estadual de Cultura e é produzido pelos coletivos Estação das Flores e sarau Tensão, Tesão e Criação. 

Veja programação:

Dia 23/set – às 16h – teatro Torquato Neto –
Palestra – “Saraus e outros caminhos para a poesia contemporânea”.
Às 19h – Sarau Navilouca – na galeria do Clube dos Diários – entrada franca 

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais