Cidadeverde.com

Após polêmica, Prefeitura vai barrar nudez no Parque da Cidadania

Imprimir

Após a polêmica com músicos nus em um protesto em forma de performance artística ocorrida no último fim de semana, o Parque da Cidadania agora terá um regulamento, que será finalizado na próxima semana. O assunto foi tratado na manhã da última sexta-feira (23) em uma reunião entre representantes do Coletivo Salve Rainha Café Sobrenatural e membros da Prefeitura de Teresina, na qual foram definidas ainda algumas regras para a utilização do espaço e reiterado o apoio da gestão pública às ações do grupo.

O assunto foi um dos temas mais polêmicos da semana nas redes sociais e dividiu opiniões devido a apresentação dos cantores Léo Fressato e Ana Larousse, que no último domingo na bienal do Salve Rainha tiraram a roupa no palco em um protesto contra o presidente Michel Temer. A performance aconteceu depois das 23h, depois do horário permitido pela Prefeitura para o funcionamento do Parque, em um dia de muita movimentação de pessoas, inclusive crianças.

Na reunião participaram as duas ONGs que ocupam os quiosques do Parque da Cidadania e os membros das entidades fizeram várias colocações acerca das condutas no espaço e, inclusive, reconheceram o excesso durante a apresentação, mas que não poderiam reprimir a manifestação artística, o que bateria contra a proposta do Coletivo. A polêmica foi o assunto menos discutido no encontro.

Com a reunião, conduzida por representantes da Superintendência de Desenvolvimento Urbano Centro/Norte e da Secretaria Municipal de Economia Solidária, ficou acertado que o espaço terá um regulamento para a utilização e que vai desde a postura dos visitantes, conduta de pessoas com animais, horário de funcionamento e apresentações artísticas, que agora terão que vir com um script para a aprovação prévia do poder público. Além disso, ficou definido que, por ser um parque público, os espetáculos não podem ter qualquer espécie de censura ou sedimentação.

Em nota, a Prefeitura de Teresina destacou a continuidade da parceria com os grupos, que antes de ocuparem o Parque, já desenvolviam ações culturais em diversos pontos da cidade ressaltando os artistas e as manifestações da identidade cultural de Teresina. “A Prefeitura ressalta ainda que deve continuar seu trabalho de apoio ao Coletivo Salve Rainha, que vem contribuindo com ações ligadas à Economia Solidária e Criativa, contemplando em um só lugar música, artesanato, gastronomia, moda, literatura, fotografia, artes plásticas e do corpo e tudo que envolve pluralidade. Em seus dois anos de existência, o movimento vem oportunizando espaço tanto para os novos artistas locais quanto para os já consagrados”, informou.

O Coletivo Salve Rainha também se manifestou através de nota nas redes sociais destacando a reunião e que continua com as atividades no Parque, convidando a população para mais uma atividade do grupo. “Contamos com a sua participação para conhecer de perto nossas atividades e estar presente no último episódio da Bienal do Salve Rainha, Rainha dos Raios, que acontece neste domingo, dia 25, das 14 às 22h no Parque da Cidadania. Vamos seguir juntos e continuar levando ao público acesso livre e gratuito às mais diversas formas de expressão”, informou.  

Diego Iglesias
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais