Cidadeverde.com

Cineas visita igreja São Benedito após queda de pedaço da torre

Imprimir

"Não há em Teresina nenhum templo católico tão bonito quanto este aqui", disse Cineas Santos no Feito em Casa, deste sábado(24), em reportagem feita na igreja São Benedito, onde, recentemente, um pedaço da torre direita desabou, destruindo parte do telhado e oito bancos, segundo informações do frei Edmilson, que cuida do local. O fato aconteceu de madrugada, o que evitou uma trágedia maior, pois não tinham fiéis no templo. Para o frei, a Providência Divina agiu neste momento.

Atualmente, a igreja passa por uma reforma, na qual as paredes estão sendo pintadas e o espaço climatizado. Para o frei, isso não contribuiu para o incidente, que em sua opinião, ocorreu por avarias que surgem naturalmente na estrutura, devido ao tempo. "Já são 130 anos da inauguração da igreja e vão surgindo algumas avarias com o tempo", falou.

O frei lembrou que a igreja foi inaugurada em 03 de junho de 1886 e construída pelo frei italiano Serafim de Catanha com a ajuda do povo e dos escravos. Ele disse que a obra era para servir a associação dos negros, que existia em Teresina e nas grandes cidades historicas do Brasil, onde haviam igrejas dedidacas ao rosário dos negros ou a Santa Efigênia ou a São Benedito, santos negros.

Hoje, ressaltou o frei, o adro da igreja tornou-se o espaço mais democrático da capital por onde passam várias tendências da religião e do pensamento. "A sociedade tem uma igreja como um ponto de convergência", frisou.

Ao longo da reportagem o frei Edmilson pontuou fatos da história da igreja, como a troca do telhado, na reforma ocorrida na década de 70; a vinda de pintores italianos, que criaram as cenas da vida de santos e símbolos da fé, e as portas tombadas do templo, que foram esculpidas por um jovem negro de Teresina, recém-chegado da escola de Belas Artes.

Cineas encerrou a reportagem convidando as pessoas para visitarem a igreja, independente de motivação religiosa, para "contemplar uma construção que vem resistindo ao efeito corrosivo do tempo". O apresentador aproveitou também a exibição da matéria para cobrar dos órgãos competentes uma inspeção mais rigorosa, não somente na São Benedito, mas em outros monumentos e prédios antigos da cidade.

Confira na íntegra a reportagem!


Marcelo Lopes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais