Cidadeverde.com

Candidato a prefeito do Piauí é atingido por tiro em ocupação

Imprimir

Foto: Divulgação/Facebook

O candidato a prefeito em Demerval Lobão e líder do Movimento Resistência Camponesa, Romualdo Brazil (PSOL), foi alvejado com um tiro no braço nesse sábado (24), na localidade Borborema, próximo ao município piauiense que fica a 30 km de Teresina. 

Segundo relato em seu facebook, Romualdo estava pilotando uma moto voltando da ocupação com a esposa Hélbia Bona, - candidata a vereadora pelo PSOL em Demerval - e foi seguido por duas pessoas em outra moto, que efetuaram cerca de cinco disparos. Ele informou que apenas um atingiu seu braço. Hélbia não foi atingida pelos tiros.

Também em seu facebook, ele agradece as mensagens de apoio de todos e afirma que foi vítima de um "covarde atentado por parte de um grupo de pistoleiros" e fala que está "sã e salvo".

Brazil foi levado ao HUT, mas já obteve alta e está se recuperando bem, pois o tiro pegou de raspão.

O Cidadeverde.com tentou entrar em contato com Romualdo, mas até a publicalção da matéria, o celular encontrava-se desligado.

Veja a publicação do candidato no facebook:

 


O Diretório Regional do PSOL divulgou nota sobre o que considerou "uma tentativa de homicídio praticado por marginais de tocaia" contra Romualdo, onde presta apoio e solidariedade ao candidato. Na nota, o PSOL diz que Romualdo já denunciou à polícia casos de tentativa de homicídios na região envolvendo um grupo de pistoleiros e seguranças a serviço da elite agrária.

Segue a nota do PSOL na íntegra: 

"O Diretório Regional do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) do Estado do Piauí, face a lamentável ocorrência envolvendo o companheiro José Romualdo Lopes de Sousa (Brazil), candidato a prefeito de Demerval Lobão (Piauí) pelo PSOL e a companheira Hélbia Bona (sua esposa), candidata a vereadora de Demerval lobão pelo psol, divulga a presente nota: 

“Todo apoio ao companheiro Romualdo Brazil e a companheira Hélbia Bona(sua esposa), que foram vítimas de tentativa de homicídio praticado por marginais de tocaia, quando retornavam de uma reunião na localidade Borburema, em Teresina. Vários tiros foram disparados na direção do casal, tendo sido o companheiro Brazil atingido por um tiro, encontrando-se no momento convalescendo após atendimento médico no HUT, em Teresina. Felizmente não corre risco de morte o companheiro atingido, que é conhecido nacionalmente por sua luta contra o latifúndio improdutivo e pela destinação social da terra – para quem dela precisa. A localidade Borburema, ocupada e reocupada por militantes do resistência camponesa do Piauí, historicamente é um latifúndio improdutivo (sumidouro de dinheiro público) e o companheiro Brazil tem denunciado um grupo de pistoleiros/seguranças a serviço da elite agrária. Suas denúncias foram solenemente ignoradas pelo secretário de Segurança do Piauí e pelo governador do Estado. As polícias inclusive dedicam-se a constranger os militantes do resistência camponesa, fazendo detenções e ameaças; o delegado de Usina Santana (27º Departamento de Polícia) chegou ao cúmulo de recusar-se a registrar boletins de ocorrência em que figuram como vítimas os referidos companheiros e companheiras. Tais atitudes são reveladoras do caráter duvidoso do governo, que permite que seus cidadãos e cidadãs vivam a mercê da violência, sempre condenável, não importando sua origem. Exigimos providências e soluções. Já. Diretório Regional do Partido Socialismo e Liberdade  - PSOL do Piauí!"

 

Lyza Freitas
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais