Cidadeverde.com

Presidente da Portela é velado na quadra da escola

Imprimir

Corpo de Marcos Falcon é velado na manhã desta terça-feira (27), na Quadra da Portela, em Oswaldo Cruz, na Zona Norte do Rio. Marcos Vieira de Souza, o Falcon, era presidente da agremiação e candidato a vereador pelo Partido Progressista (PP). O enterro será às 16h, no Cemitério Jardim da Saudade, em Sulacap, na Zona Oeste.

Corpo de Marcos Falcon chegou na quadra por volta das 6h30 e começou a ser velado em frente ao palco por amigos e familiares. Às 8h30, os portões da escola abriram para todo o público. A mulher de Marcos Falcon, a porta-bandeira, Selminha Sorriso e suas duas filhas, Marcele e Aline, precisaram ser amparadas por amigos.

O vice-presidente, que já assumiu a presidência da escola, Luiz Carlos Magalhães, também chegou ao local onde o corpo é velado.

Marcos Falcon foi assassinado na tarde desta segunda (26) dentro de seu comitê eleitoral em Campinho, na Zona Norte. Em nota, a Portela lamentou o ocorrido e informou que decretou luto oficial de dez dias. Todos os eventos que seriam realizados nos próximos dias na quadra foram cancelados. As atividades no local só serão retomadas no dia 6 de outubro. O barracão da Cidade do Samba também não funcionará.

Ainda segundo a Portela, o vice-presidente Luis Carlos Magalhães assume automaticamente o posto de mandatário da agremiação, conforme prevê o estatuto da escola.

Execução

O chefe da Divisão de Homicídio, Rivaldo Barbosa, confirmou ao RJTV que a investigação do assassinato do presidente da Portela e candidato a vereador Marcos Falcon (PP) aponta para uma execução sumária. 

"Por volta das 16h, duas pessoas entraram [comitê eleitoral do candidato], pelo que parece uma ficou do lado de fora, e executaram sumariamente o candidato e ex-policial militar Falcon. Não resta dúvida (de que foi uma execução). Preliminarmente, a perícia realizada aponta para uma execução sumária. Foi direcionada única e exclusivamente ao candidato", disse Rivaldo.

O crime ocorreu na tarde desta segunda-feira (26). As informações são do 9º BPM (Rocha Miranda). Ele foi morto a tiros na Rua Maria José, esquina com a rua Carlos Xavier, em Campinho, Zona Norte do Rio.

A assessora da campanha de Falcon, Simone Fernandes, informou que dois homens encapuzados e armados  entraram no comitê de campanha do candidato, atiraram nele e saíram. Ela disse também que eram seis homens no total, mas só dois entraram no local. Havia outras pessoas no comitê que não se feriram.

Casado com porta-bandeira Selminha Sorriso, Falcon tinha 52 anos e era subtenente da PM, além de candidato a vereador do Rio de Janeiro pelo PP. Ele estava no seu comitê de campanha quando foi baleado. Falcon já havia sofrido outros atentados anteriormente.

Repercussões

O prefeito do Rio Eduardo Paes, divulgou nota lamentando a morte de Marcos Vieira de Souza, 52 anos, o Falcon, presidente da Portela. Escolas de samba e carnavalescos também lamentaram a morte nas redes sociais.

"Lamento muito pela morte de Marcos Falcon. Com amor e dedicação, Falcon revolucionou a nossa Portela nos últimos anos. Meus sentimentos aos familiares, especialmente à minha amiga Selminha Sorriso e à toda família portelense. Espero que a polícia esclareça esse crime com a maior brevidade possível.", disse Eduardo Paes.

Em uma rede social o carnavalesco da Portela, Paulo Barros, também manifestou pesar pela morte. Ele publicou uma foto do presidente da escola com as frases " Vou abraçar seu sonho ainda mais em 2017. Vai meu amigo...Voe nas asas de sua águia e encontre a paz! ".

A diretoria da Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro também divulgou nota sobre a morte do presidente da azul e branca de Madureira. "A Diretoria da Liesa, profundamente consternada, lamenta o falecimento do presidente da Portela, Marcos Falcon, ocorrido nesta segunda-feira. Aos familiares, portelenses e amigos, nossos mais sinceros sentimentos".

O vice-presidente da Portela, Luis Carlos Magalhães, que passa a assumir o cargo, disse lamentar o ocorrido. Ele estava fora do Rio quando o crime ocorreu.

"Estou viajando, soube da notícia por telefone, pessoas importantes da Portela me ligaram e posso dizer que a informação procede. Não sei detalhe nenhum, nem como aconteceu, mas isso também não tem importância porque o caso já ocorreu", comentou Luis Carlos.

Na noite desta segunda, após a notícia da morte, muitas pessoas foram até o local em busca de informações.

O presidente da azul e branco de Madureira deixa oito filhos e dois netos. A família postou uma nota no Facebook lamentando a morte e agradecendo as manifestações de carinho e apoio. Segundo o comunicado, informações e detalhes sobre enterro e velório serão divulgados em breve.

Fonte: G1

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais