Cidadeverde.com

Em Teresina, ex-presidente do STF condena caixa dois: "cultura maligna"

Imprimir
  • ac63eb16-bba7-40fb-8299-26e9f16e874f.jpg Thiago Amaral/Cidadeverde.com
  • a7edbb3d-cb6d-41db-b1c6-d4cea9262530.jpg Thiago Amaral/Cidadeverde.com
  • a6ec4718-9653-4ea2-a07d-7e72f3f77183.jpg Thiago Amaral/Cidadeverde.com
  • 444c808f-a89f-4452-a1b1-3a1743162dd0.jpg Thiago Amaral/Cidadeverde.com
  • fa655595-6a6d-4284-b07f-d4a551bbf299.jpg Thiago Amaral/Cidadeverde.com

Em Teresina nesta quinta-feira (29), o ministro Ayres Britto, ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, elogiou o fim de doações de empresas privadas a campanhas políticas, determinada na minirreforma eleitoral aprovada ano passado. Ayres Britto destacou que o poder econômico, ao financiar a política, desequilibra o processo eleitoral como uma parceria “espúria”, ou seja, sem legitimidade. Ele também afirmou que o caixa dois é uma cultura maligna que deve ser totalmente extinta. 

Para ele, a nova medida da reforma eleitoral traz uma nova perspectiva para o modo de fazer política no país e altera de forma positiva o que era visto como costume. 

“Eu acho uma excelente medida, rigorosamente constitucional (proibir doação de empresas). O poder econômico não pode participar do processo eleitoral, porque onde ele chega, desequilibra e tornando uma parceria espúria entre e o poder político. Então, a Constituição, confirmado isso pelo Supremo, deu um chega para lá na participação do poder econômico o que significou um arejamento mental, uma depuração dos nossos costumes", defendeu o ministro.

Sobre o caixa dois ele limitou-se a dizer em entrevista que “é absolutamente proibido. É uma cultura maligna, que deve ser mesmo excomungada”. 

Questionado sobre o governo do presidente do Michel Temer (PMDB), ele preferiu não falar. E em relação as informações sobre a necessidade de realização de uma reforma política após as eleições, ele discordou.  “Eu acho que a Constituição tem méritos suficientes para resolver todas as crises, rigorosamente, sem precisar de reforma”.

Hoje, o ministro profere palestra sobre o Tribunal de Contas do Estado (TCE) como instrumento de fortalecimento da democracia brasileira, no auditório do TCE-PI. Ele esclareceu que vai tratar sobre a afirmação das instituições sobre as personalidades. “As instituições acima dos homens, os que 'descegam' as instituições são predadores institucionais”, falou de forma resumida sobre o tema da palestra.

A Atricon (Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil) está realizando uma reunião extraordinária no TCE-PI, na qual acontecerá a fala do ministro. 


Carlienne Carpaso e Lyza Freitas
redaçã[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais