Cidadeverde.com

Candidato à prefeitura é velado após ser morto em ataque

Imprimir


Começou na manhã desta quinta-feira (29) o velório do corpo do candidato à Prefeitura de Itumbiara José Gomes da Rocha (PTB), de 58 anos, conhecido como Zé Gomes, que foi morto durante um atentado em uma carreata em Itumbiara, no sul goiano. O ataque ainda provocou a morte de um PM e deixou dois feridos, entre eles o vice-governador de Goiás, José Eliton (PSDB).

O ataque aconteceu na quarta-feira (28). Um vídeo mostra quando o atirador desce de um carro e dispara contra o veículo em que os políticos estavam (veja abaixo). O criminoso foi identificado como Gilberto Ferreira do Amaral, de 53 anos, funcionário da Prefeitura de Itumbiara. Ele foi morto por seguranças do governo.

O velório de Zé Gomes começou às 7h com entrada permitida apenas para amigos e familiares, no Teatro Municipal Maria Pires Perillo. Cerca de uma hora e meia depois, a entrada para a população foi liberada.

Moradores de Itumbiara estão em estado de choque com a notícia. "A situação é muito difícil, assustei muito. Achei que era boato. A gente não acredita até agora. O Zé era muito querido na cidade. Não tinha gente que falasse que tivesse alguém contra. Não sabemos mesmo o que aconteceu", disse a dona de casa Divina Marciélia Silva, que participou do velório.

Amigos estão abalados com a perda, como o motorista Agnaldo Cardoso. "Zé era mais do que um amigo pra mim, era um irmão, foi chocante tudo isso que aconteceu. Eu estava em casa e minha irmã chegou me contando. Fui correndo no local onde o tiroteio aconteceu, queria acreditar que não era verdade tudo aquilo. O homem era peito aberto. Itumbiara está em um luto que não tem fim", declarou.

Zé Gomes (de vermelho) e Zé Eliton são baleados durante carreata

 

Velório do PM
Além do atirador e de Zé Gomes, morreu no ataque o cabo da PM Vanilson João Pereira, de 36 anos, que fazia a segurança das autoridades presentes na carreata. O corpo dele também é velado em Itumbiara, mas em uma sala da Funerária Santa Rita, no Centro.

O comandante do agrupamento em que Vanilson trabalhava, coronel Adalberto Quixabeira, disse que a corporação foi surpreendida pela ação. Ele destaca que a PM está consternada e indignada com a situação.

"Todo mundo está muito comovido. A perda de um colega não é fácil, ainda mais de um homem dedicado como esse. A polícia inteira sente abalada com tudo isso", afirmou o coronel.

Tanto o enterro de Zé Gomes quanto o de Vanilson Pereira estão previstos para o fim desta tarde. O prefeito de Itumbiara, Chico Balla (PTB), declarou luto oficial de três dias na cidade, portanto todas as repartições públicas municipais estão fechadas.

Estado de saúde do vice-governador
O quarto atingido no atentado foi o advogado da Prefeitura de Itumbiara, Célio Rezende, de 62 anos, que também participava da carreata. Ele o vice-governador foram transferidos para o Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia.

A unidade de saúde informou nesta manhã que José Eliton e o advogado da Prefeitura de Itumbiara, Célio Rezende, de 62 anos, estão na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Segundo o hospital, o quadro deles é regular. Os pacientes passaram por exames e estão conscientes.

José Eliton, que também é secretário de Segurança Pública do estado, está como governador em exercício, já que o governador Marconi Perillo (PSDB) viajou no último dia 19 deste mês para uma missão comercial nos Estados Unidos.

Momento em que atirador dispara contra PM

 

De acordo com a assessoria do governo, o retorno de Marconi Perillo a Goiás estava previsto para a próxima sexta-feira (30). No entanto, devido ao atentado, ele antecipou a volta e deve chegar a Goiânia na quinta-feira (29). Em seguida, deve conceder uma entrevista coletiva sobre o caso.

Enquanto Perillo não retorna a Goiás, o presidente da Assembleia Legistaltiva, Hélio de Sousa (PSDB), é o governador em exercício.

Ataque
O deputado federal Jovair Arantes (PTB) também estava no veículo que foi alvo do ataque. Ele contou que o atirador estava sozinho em um carro que seguia na pista contrária à do comboio.

Gilberto Ferreira do Amaral é suspeito de matar Zé Gomes da Rocha

 

"Todo mundo achou que vinha pegar na mão, mostra um papel para o Zé [José Gomes]. De repente, ele sacou a pistola e começou a atirar a esmo. Graças a Deus que um segurança da responsabilidade da vice-governadoria estava presente e matou o cara", afirmou.

A Executiva do PSDB Goiás divulgou nota lamentando o atentado. "José Gomes da Rocha liderava as pesquisas entre os candidatos a prefeito de Itumbiara. Foi um homem honrado, trabalhador e muito querido, sobretudo pela população. A Executiva presta sua homenagem ao segurança Vanilson, também vítima fatal do atirador. Muito triste haver pessoas capazes de atos de tamanha violência e covardia".

Fonte: 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais