Cidadeverde.com

Futebol: Mudanças no calendário da CBF ameaçam Primeira Liga

Imprimir

O anuncio da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) de mudanças na Libertadores e também na Copa Sul-Americana já em 2017 deixa sob ameaça a Primeira Liga, que planeja fazer um torneio mais amplo no começo do ano que vem. Por causa da novidade, a CBF vai ser obrigada a elaborar um novo calendário para a próxima temporada.

A Copa do Brasil, por exemplo, terá de ser disputada em um periodo mais curto, embora mantendo seu número de datas. É muito provável que se concentre no primeiro semestre. Isso afetaria em cheio a competição da Primeira Liga e, em seu rastro, a Copa do Nordeste e a Copa Verde.

"Vamos manter a espinha dorsal do calendário (divulgado inicialmente em julho). Nada de mexer nos Estaduais, no Brasileiro e na estrutura da Copa do Brasil. Mas todo o resto vai ser reavaliado, incluindo, claro os regionais", disse o diretor de Competições da CBF, Manoel Flores, durante entrevista no final da manhã desta quinta (29) na sede da entidade.

Ele fez um relato de reunião ocorrida na terça na Conmebol, em que foi um dos representantes da CBF. Ressaltou que a Libertadores de 2017 vai ter um aumento de clubes - possivelmente quatro, o que será definido num encontro em Bogotá no próximo fim de semana - e afirmou que o novo formato da competição continental vai possibilitar um avanço expressivo nos aspectos técnico e financeiro para os clubes.

"Não estou autorizado a dar muitos detalhes, mas isso vai representar um fortalecimento da competição,  atendendo a uma demanda da CBF e dos  principais clubes brasileiros."

Ele adiantou, porém,  que um clube classificado na Sul-Americana poderá jogar também na Libertadores, o que hoje não é possível. "Vai haver um gatilho que ligará uma a outra." Também fez questão de frisar que será viabilizada a participação dos melhores do País,  no mesmo ano, na Copa do Brasil, Brasileiro,  Libertadores e Sul-Americana.

Flores não soube adiantar se o acréscimo de clubes na Libertadores significará mais uma vaga para o Brasil. Deixou claro, entretanto, que se isso ocorrer, o contemplado virá do Campeonato Brasileiro. Outra mudança diz respeito ao que se deu com o Flamengo recentemente. 

Eliminado da Copa do Brasil, ganhou vaga na Sul-Americana, de onde se despediu na quarta (28) após derrota para o Palestino, do Chile. Essa transferência automática está cancelada.


Fonte: Terra

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais