Cidadeverde.com

Divulgado local de sorteio e funcionamento da votação paralela no Piauí

Imprimir

A Comissão de Auditoria e de Funcionamento das Urnas Eletrônicas fará, no próximo sábado (01), sorteio das Seções Eleitorais que serão utilizadas no dia da eleição. A referida Comissão tem a finalidade de realizar, por amostragem, votação para fins de auditoria e verificação do funcionamento das urnas eletrônicas sob condições normais de uso. Para os trabalhos de sorteio das Seções Eleitorais e a Votação Paralela, o TRE-PI utilizará o Salão Nobre Vereador Vieira Toranga, situado na Câmara Municipal de Teresina, localizada na Avenida Marechal Castelo Branco, nº 625, Bairro Cabral, Teresina-PI.

Esse sistema de auditoria será realizado em cada unidade da federação, em um só local, designado pelo Tribunal Regional Eleitoral, no mesmo dia e horário da votação oficial.

Logo após o sorteio das Seções Eleitorais, no mesmo local, será realizada solenidade de preenchimento manual das cédulas de votação e lacração das urnas de lona. Esse evento contará com a participação de estudantes da Escola Cidadão Cidadã. Os estudantes procederão ao preenchimento manual das cédulas de votação. Para esse evento foram convocados, também, representantes de partidos políticos e de coligações partidárias com registro no TRE-PI.

A realização de auditoria traduz a necessidade e relevância para demonstrar à sociedade a lisura do processo eletrônico de votação. Os procedimentos de auditoria ocorrem nas urnas eletrônicas das seções eleitorais prontas para utilização no pleito, com acompanhamento de representantes dos partidos políticos, de empresa de auditoria externa e da sociedade civil organizada, utilizando mecanismos que comprovem a integridade dos votos registrados nas urnas eletrônicas.

A Comissão de Auditoria e de Funcionamento das Urnas Eletrônicas é composta por um Juiz de Direito e servidores da Justiça Eleitoral, sendo pelo menos um da Corregedoria Regional Eleitoral, um da Secretaria Judiciária e um da Secretaria de Tecnologia da Informação. Os trabalhos da Comissão são acompanhados por um representante do Ministério Público Eleitoral. No Piauí, a Comissão é composta pelos seguintes membros: Dra. Maria Luíza de Moura Mello Freitas - Juíza de Direito e Presidente da Comissão, e pelos servidores do TRE Gilberto Guedes Fernandes, Marcelo Régis de Vasconcelos, Wallery Giscar Desten Alves da Costa Raposo, Ana Régya Lélis Leal e Leonardo Saraiva e Silva. O Dr. Antônio Rodrigues de Moura, Promotor de Justiça, é o representante do Ministério Público encarregado de acompanhar os trabalhos da Comissão.

Além dos citados membros da Comissão, o TRE conta, para execução dos trabalhos, com a colaboração de servidores requisitados do Tribunal de Justiça do Piauí. 

Todo o processo de votação será filmado, para que se possa apresentar provas em caso de questionamento ou dúvida quanto à confiabilidade da votação por intermédio da urna eletrônica.

O TSE contratou empresa de auditoria, cuja finalidade será acompanhar e verificar os trabalhos da Comissão de Auditoria e de Funcionamento das Urnas Eletrônicas. O acompanhamento será realizado, em todas as fases dos trabalhos da votação, por representante credenciado pelo Tribunal Superior Eleitoral junto aos Tribunais Regionais Eleitorais. A empresa de auditoria encaminhará ao Tribunal Superior Eleitoral, ao final dos trabalhos, relatório conclusivo do acompanhamento realizado da votação paralela.

A Comissão de Auditoria e de Funcionamento das Urnas Eletrônicas fará reunião na sexta feita, dia 30.09.2014, às 09:00 horas, com os Auditores contratados pelo TSE, para tratar de assuntos que dizem respeito à estrutura organizacional da referida comissão, incluindo espaço físico, pessoal e formalidades quanto à execução dos trabalhos. Na mesma data, será realizada vistoria às instalações onde serão executados os trabalhos no dia do sorteio e também no dia da votação.

Dando sequência às atividades, será realizado sorteio das seções eleitorais que serão utilizadas no dia da votação. O ato será público, com solenidade marcada para as 09:00 horas no Salão Nobre Vereador Vieira Toranga, situado na Câmara Municipal de Teresina, localizada na Avenida Marechal Castelo Branco, nº 625, Bairro Cabral, Teresina-PI. Serão sorteadas três seções eleitorais, uma da capital e outras duas do interior do estado.

Votação Paralela

No dia da realização do 1º Turno e eventual 2º Turno serão executados os trabalhos de votação paralela. Essa atividade se resume nos seguintes procedimentos: A cédula manual é retirada da urna de lona e “cantada” para que o operador do Sistema SAVP (sistema desenvolvido pelo TSE) digite o voto. Após a impressão do espelho, a cédula manual é digitada também na urna eletrônica, repetindo-se esse ciclo das 8 à 17h quando do encerramento da eleição. Após o encerramento da eleição será conferido o total de votos apurados na urna eletrônica e confrontados com o total de votos apurados no sistema SAVP. Os resultados, do sistema desenvolvido pelo TSE e da urna eletrônica, devem ser exatamente idênticos.

Assim, o trabalho desenvolvido pela Comissão de Auditoria e de Funcionamento das Urnas Eletrônicas possui como finalidade última a transparência no processo de votação, demonstrando à sociedade que o voto por intermédio da urna eletrônica é confiável e seguro.


Da Redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais