Cidadeverde.com

Hamilton domina classificação e sai na pole na Malásia. Massa é 10º

Imprimir

Depois de uma atuação apática na etapa anterior, em Cingapura, onde perdeu a liderança do Mundial para Nico Rosberg, Lewis Hamilton parece ter “acordado” para o GP da Malásia deste fim de semana, válido pela 16ª etapa da temporada.

Inspirado, o piloto britânico cravou 1m32s850 no treino classificatório deste sábado e jogou a pressão para o companheiro de Mercedes, que errou nas duas tentativas de voltas rápidas e não conseguiu tirar a pole do tricampeão, ficando em segundo com 1m33s264, a distantes 0s414. 

O Q1 marcou a eliminação de Felipe Nasr. Ele chegou a figurar nos segundos finais na 16ª posição, que lhe daria a última vaga ao Q2, mas foi empurrado para a zona de corte, assim como seu companheiro Marcus Ericsson. O brasileiro terminou em 18º, logo atrás do sueco. Também caíram fora: Jolyon Palmer (Renault), Esteban Ocon (Manor), Pascal Wehrlein (Manor) e Fernando Alonso (McLaren).

O espanhol, aliás, só entrou na pista por protocolo. Com uma punição de 45 posições por trocar diversas peças do motor, o bicampeão já estava garantido na última colocação no grid de largada. O mais veloz nesta primeira parte de sessão foi Hamilton, com 1m34s444, apenas 0s016 mais rápido que Rosberg. Raikkonen e Vettel vieram a seguir. Massa avançou em nono. 

A decepção do Q2 ficou por conta de Bottas, eliminado em 11º. O companheiro de Massa errou a freada da última curva e perdeu décimos preciosos que lhe custaram uma vaga na superpole. O brasileiro, por sua vez, não bobeou e avançou em sétimo. Outros que deram adeus junto com o finlandês foram Romain Grosjean (Haas), Esteban Gutiérrez (Haas), Kevin Magnussen (Renault), Daniil Kvyat (STR) e Carlos Sainz (STR). Lá na frente, Hamilton continuou ditando o ritmo, liderando com 1m33s046. Rosberg veio em segundo, acompanhado das RBR de Verstappen e Ricciardo. 

Pérez foi o primeiro a marcar tempo no Q3, 1m35s173, mas foi logo superado pela dupla da RBR, Verstappen (1m33s420) e Ricciardo (1m33s526) e da Ferrari, Raikkonen (1m33s632) e Vettel (1m33s916). Rosberg errou sua primeira volta rápida e apareceu apenas em quinto, enquanto Hamilton cravou 1m32s850 e pulou para a ponta. Massa apareceu em sétimo na metade inicial do Q3, com 1m34s675, à frente de Pérez, Hulk e de Button, que não havia completado volta ainda. 

Os pilotos voltaram aos boxes para colocar novos jogos de pneus e partiram para a pista para os minutos finais. Rosberg novamente não conseguiu encaixar uma volta ideal, mas fez o suficiente para garantir o segundo lugar, com 1m33s264. Ricciardo baixou seu tempo para 1m33s467, mas não conseguiu tirar o companheiro Verstappen da terceira posição. Vettel, por sua vez, tomou o quinto lugar de Kimi. Massa foi superado por Pérez, Hulk e Button e caiu para décimo. Com a pole garantida, Hamilton nem precisou melhorar sua marca. 


Fonte: Agências BR

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais