Cidadeverde.com

Litoral do Piauí recebe a primeira etapa do Arena Kite Brasil 2016

Imprimir

Da combinação perfeita - mar, surf, velejo e voos, surgiu o kitesurf, há exatos trinta e um anos, na França. De lá pra cá, o esporte só evoluiu e ganhou praticantes em todo planeta. Mas é no clima tropical do Nordeste brasileiro que encontramos as condições ideais para prática do kite, com ventos perfeitos e águas planas e mornas. O Piauí é hoje, um dos principais destinos de velejadores de todas as partes do país e do mundo.

Em novembro, de 18 a 20, atletas de todas as partes do Brasil desembarcam em Luís Correia, na Praia do Itaqui, para disputar a primeira etapa do Campeonato Brasileiro. Apontada pelos atletas participantes de anos anteriores como a mais imprevisível e disputada, pela intensidade dos ventos, proporciona sempre um show de manobras alucinantes. O atual campeão mundial, Carlos Mario “BB”, o campeão nacional, Set Teixeira, e a três vezes campeã brasileira, Dionéia Vieira, são alguns nomes que já confirmaram presença no certame, que distribuirá 10 mil reais de premiação, nas categorias freestyle e big air.

O organizador da etapa piauiense, Pedro Fontenele, explica que o evento, além de atrair turistas e movimentar o comércio da região, tem um papel de inclusão esportiva dos velejadores locais. “Todo ano, desde a primeira edição, competidores nativos participam da etapa. Nós damos condições para que isso aconteça, com apoio em hospedagem e na busca de patrocínios. É uma forma de incluir a comunidade e tornar o evento um agente transformador da realidade local”, explica.

A disputa do masculino será dividida em duas fases, classificatória, com atletas inscritos livremente, e principal, com os 12 atletas de melhor colocação no ranking da ABK (Associação Brasileira de Kitesurf), em 2015, e os 12 classificados da primeira fase. Segue com disputa das oitavas de final, quartas de final, semifinais e final. No feminino, o sistema é o mesmo, alterando apenas a quantidade de participantes em cada fase.

Para animar os atletas e promover um contato maior deles com convidados, parceiros e público local, serão realizadas duas festas, uma de boas-vindas, na quinta-feira (18), e a festa oficial do Arena Kite Brasil, sábado, na Pousada Coqueiro Beach. “É uma oportunidade de recreação dos atletas, interação entres eles e de aproximá-los da comunidade e dos turistas. O Arena traz esse espírito de aproximar seus participantes com os nativos e comunidade”, acrescenta Pedro.

O Arena Kite Brasil (etapa Piauí) é realizada pela ANPC, com supervião da ABK e CBVela (Confederação Brasileira de Vela). Tem o patrocínio de Guaraville e apoio da FUNDESPI, SETUR, Governo do Estado, SEBRAE-PI, SESC, Pousada Vila Itaqui, Pousada Coqueiro Beach e Betinho – Arquitetura e Urbanismo.

PROGRAMAÇÃO:

Dia 17 – Quinta-feira

Inscrições e coquetel de abertura para atletas, convidados e imprensa. Evento aberto.

Dia 18 – Sexta-feira (Classificatórias)

8h – Reunião técnica
9h – Começam as baterias. Sistema de baterias homem a homem, com eliminação dupla.

Dia 19 – Sábado (Principal)

8h às 17h – Disputa entre 24 atletas – 12 classificados e 12 ranquedos.
17h - Disputa do Big air.
22h - Festa oficial ( Sunrise)

Dia 20 - Domingo

8h às 16h - Disputas finais.
17h - Premiação

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais