Cidadeverde.com

Poliana Okimoto pode conquistar título mundial de maratona aquática

Imprimir

Medalha de bronze na maratona aquática dos Jogos Olímpicos do Rio, a brasileira Poliana Okimoto está muito próxima de conquistar mais um resultado de expressão em sua carreira. 

Desta vez, a chance é na Copa do Mundo Fina da modalidade, que tem a sétima e última etapa prevista para acontecer neste sábado, às 8h, horário local (22h de sexta, no Brasil), em Repulse Bay, Hong Kong.

Aos 33 anos, Poliana disputa o título da Copa do Mundo de maratona aquática com outras duas atletas. Rachele Bruni, da Itália, e Angela Maurer, da Alemanha são elas. Ana Marcela Cunha e Allan do Carmo, bronze na etapa anterior, em Chun’an, na China, são os outros representantes brasileiros. Na etapa chinesa, Poliana ficou em quinto lugar e Ana Marcela, em sexto. 

Em 2016, a equipe brasileira priorizou a preparação olímpica e, por isso, não participou de todas as etapas, como de costume. Pelo regulamento só podem disputar o título quem nadar o mínimo de cinco provas e, pelo menos, largar na última, em Hong Kong. Assim, Poliana Okimoto conseguiu permanecer na briga do título até a etapa decisiva.

A brasileira está em segundo lugar, com 58 pontos, atrás somente da italiana Rachele Bruni - prata nas Olimpíadas deste ano - que possui 66 pontos. Ambas se ausentaram das mesmas maratonas do circuito, as duas em lagos canadenses e vão agora para sua quinta etapa. Na terceira posição está a veterana alemã Angela Maurer, com 49 pontos, que só não competiu na prova húngara e está matematicamente na disputa.

Apenas seis nadadoras completarão o mínimo de provas em Hong Kong e poderão disputar as premiações ao final para as seis primeiras: as já citadas Rachele, Poliana e Ângela, únicas que poderão conquistar o título de 2016, e ainda a americana Emily Brunemann (35 pontos), a russa Daria Kulik (34) e a alemã Svenja Zihsler (22). Ana Marcela, quarta colocada com 40 pontos, está fora desta disputa, pois irá agora para a sua quarta prova, o mesmo ocorrendo com Allan do Carmo, no masculino. Em Hong Kong, 31 nadadoras estão inscritas para a última etapa da Copa do Mundo. 

PARA POLIANA SER CAMPEÃ

A paulista ganha a etapa de Hong Kong, completa 78 pontos, e a italiana Rachele completa a prova fora dos TOP 5 (chegaria no máximo aos 76 pontos). Se Poliana ganha e Rachele chega na 5ª colocação, as duas empatam no ranking com 78 pontos. Se isso acontecer, tanto o título quanto a premiação final são divididas entre as duas.

O título da maratona aquática também virá para o Brasil se: Poliana for 2ª e Rachele ficar fora do TOP 6 (se ela for 6ª, elas empatam); Poliana for 3ª e Rachele ficar fora do TOP 7 (se ela for 7ª, elas empatam); Poliana for 4ª e Rachele ficar fora do TOP 8 (se ela for 8ª, elas empatam); Poliana for 5ª e Rachele ficar fora do TOP 9 (se ela for 9ª, elas empatam).

Resumindo, para ser campeã da Copa do Mundo de maratona aquática deste ano, Poliana tem que chegar entre as cinco primeiras e manter pelo menos quatro atletas entre ela e Rachele. Se Rachele chegar com apenas três atletas atrás, as duas empatam. Com apenas uma ou até duas atletas entre as duas, Rachele assume a ponta do ranking.


Fonte: AFP

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais