Cidadeverde.com

Conmebol explica critérios sobre vagas na Libertadores e Sul-Americana

Imprimir

A Conmebol anunciou nesta sexta-feira, por meio de seu site oficial, como se darão as classificações de todos os países da América do Sul, mais o México, para a disputa das Copas Libertadores e Sul-Americana de 2017.

Como já havia sido revelado anteriormente, o Brasil terá direito a sete vagas, sendo seis do Campeonato Brasileiro e o campeão da Copa do Brasil.

Entre os sete times que poderão jogar o torneio mais badalado do continente, quatro deles entram diretamente na fase de grupos: O vencedor da Copa do Brasil e os três primeiros colocados no Brasileirão. Do 4º ao 6º, ficarão os que terão acesso até a fase pré-Libertadores.

É possível ainda que o G6 do Brasileiro se torne um G7, caso a equipe que ganhe o título da Copa do Brasil esteja nesta parte da tabela. A regra permanece e os três últimos da zona de classificação do torneio de pontos corridos precisarão encarar a repescagem antes dos grupos.

Para as vagas da Sul-Americana, a qual o Brasil tem direito a seis vagas, e todas elas virão dos colocados que terminarem abaixo da zona da Libertadores no Brasileirão, termine ela em de G6 ou G7, portanto, há chance, por exemplo, do acesso vir de uma zona que ocupa da 8ª até a 13ª posição.

O México, país que ainda se discute a permanência na Libertadores, terá três vagas asseguradas ao menos para a edição de 2017. A Argentina é o país com mais representantes após o Brasil e terá seis times: os quatro primeiros do Campeonato Argentino na fase de grupos, e o cinco colocado, além do campeão da Copa Argentina, na fase preliminar.

O Uruguai, apesar da pesada tradição na Libertadores com clubes como o Peñarol, que possui cinco títulos, e o Nacional, com três, não terá mais que três vagas para o certame, e apenas duas delas diretamente a fase de grupos. É o mesmo número de participantes que terão países de menor expressão, como Venezuela e Peru, e uma vaga a menos do que terão Colômbia e Chile.


Fonte: Gazeta Esportiva

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais